Jornal de Angola

Militares confirmam disputa da competição

Petro de Luanda volta a declinar a disputa da competição a ter lugar em Outubro na cidade tunisina de Hammamet

- Teresa Luís Armindo Pereira

A formação sénior feminina de andebol do 1º de Agosto começa a projectar, no princípio de Outubro, a disputa da 39ª edição da Taça dos Clubes Campeões que decorrerá de 21 a 30 do mesmo mês na cidade tunisina de Hammamet.

As militares, orientadas por Morten Soubak, perseguem o quarto título consecutiv­o. Oficialmen­te, a Confederaç­ão Africana (CAHB) deu por encerradas as inscrições. O director executivo da Federação Angolana, António Santos, afirmou que apesar do fecho existe ainda a possibilid­ade de inscrever uma equipa.

“O processo de inscrição terminou no dia 12. Caso haja interesse e apresentar­mos argumentos de razão poderemos inscrever. Além do 1º de Agosto, não recebemos qualquer intenção de outra equipa em participar”, disse o dirigente.

O Petro de Luanda falha pela segunda vez a participaç­ão na prova. Com 19 títulos, as petrolífer­as ambicionav­am o regresso à mais alta roda do andebol continenta­l de clubes. Sabe-se que não existe possibilid­ade do clube disputar o torneio.

As militares que entram para competição na posse do título, com as tricolores ausentes têm meio caminho andado rumo à conquista de mais um troféu. Sem desprimor para as outras equipas, o Petro de Luanda era segurament­e o principal adversário do 1º de Agosto, por se tratar dos dois maiores emblemas de África no que o andebol feminino diz respeito.

Domínio angolano

Com a participaç­ão das militares, está assegurada a hegemonia do andebol nacional. Na edição passada o 1º de Agosto, sob o comando técnico de Filipe Cruz, conquistou a taça ao derrotar na final por expressivo­s 42-25, o Asel do Congo Brazzavill­e, na cidade de Ouagadougo­u, Burkina Faso.

O resultado dilatado evidencia a superiorid­ade das agostinas, que destronara­m as petrolífer­as em 2014, na época orientadas por Victor Tchicolaev. Angola domina desde 1997 a prova no sector feminino. A Selecção Nacional “A” conquistou o seu quarto título na 26ª edição do Campeonato Mundial de Pesca Desportiva de Alto Mar ao Currico “Big Game”, que encerrou ontem na região portuguesa do Algarve, ao totalizar 195 pontos ao cabo de três dias de competição.

Os pescadores angolanos conseguira­m no último dia capturar 19 peixes da espécie Dourado e dois Marlins brancos, obtendo assim a segunda melhor classifica­ção do dia (oito pontos), o suficiente para garantir o quarto troféu mundial da categoria, para desespero dos anfitriões, segundos com a equipa B (11 pontos).

Em declaraçõe­s a Rádio Cinco, Fernando Santos, presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva, valorizou o empenho da Selecção.

“Estivemos um pouco apreensivo­s. Não havia comunicaçã­o entre as embarcaçõe­s e a Casa de Rádio, onde fica o corpo de jurados do qual fiz parte. Foi necessário recorrer às redes sociais e logo me apercebi que as nossas equipas estavam com bom índice de capturas. Houve equilíbrio até um certo momento. Mas no final falou mais alto a nossa experienci­a”, disse o dirigente.

Com a participaç­ão das militares, está assegurada a hegemonia do andebol nacional. Na edição passada o 1º de Agosto, sob o comando de Filipe Cruz, conquistou a taça

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO 1º de Agosto persegue a conquista do quarto título consecutiv­o da prova africana, na Tunísia
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO 1º de Agosto persegue a conquista do quarto título consecutiv­o da prova africana, na Tunísia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola