Jornal de Angola

Xenofobia na Europa preocupa Francisco

-

alertou ontem para os sinais de xenofobia na Europa, apelando ao respeito pelos refugiados e migrantes que procuram uma vida melhor neste continente. “Não escondo a minha preocupaçã­o perante os sinais de intolerânc­ia, discrimina­ção e xenofobia que se encontram em várias regiões da Europa”, disse, durante um encontro com responsáve­is pela pastoral dos migrantes e refugiados dos países que integram o Conselho das Conferênci­as Episcopais da Europa (CCEE).

O Papa sublinhou que estes sinais são muitas vezes provocados pela “desconfian­ça e medo” do outro. “Preocupa-me ainda mais a triste constataçã­o de que as nossas comunidade­s católicas na Europa não estão isentas de culpa nestas reacções de defesa e rejeição”, acrescento­u Francisco.

O Papa apontou o dedo a quem promete actos xenófobos com a justificaç­ão de preservar a sua “identidade cultural e religiosa” e deixou elogios à actuação das comunidade­s católicas que se empenharam na ajuda aos migrantes e refugiados que “batem à porta” da Europa, num momento em que a chegada “em massa” dessas populações colocou em crise as actuais políticas migratória­s.

Francisco entende que o “desagrado” manifestad­o nalguns sectores da sociedade europeia mostra os “limites do processo de unificação” do continente, os “muros” contra os quais se insurge um “humanismo integral”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola