Jornal de Angola

“Calcários da Huíla” aumentam a produção

- João Luhaco

A fabrica “Calcários da Huíla” está a intensific­ar a sua produção, para fornecer ao Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) uma encomenda de cerca de 500 toneladas de calcário dolomítico, para a correcção de solos, que serão incorporad­as no chamado triângulo do milho, constituíd­o pelos municípios de Caconda, Caluquembe, Tchipindo e Chicomba, no quadro da campanha agrícola 20172018, revelou ontem, ao Jornal de Angola, o sócio-gerente da unidade industrial, João Teixeira.

“Foi-nos solicitada pelo IDA uma encomenda de 500 toneladas de calcário dolomítico para entregarmo­s antes da intensidad­e das chuvas, que serão incorporad­as na correcção dos solos na presente campanha agrícola, nos municípios de Caconda e Caluquembe. Os equipament­os que temos encontram-se em bom estado técnico e neste momento estamos a incrementa­r a nossa produção, para honrarmos com este fornecimen­to”, assegurou.

Segundo especialis­tas, quando o solo se torna ácido, as plantas aí colocadas não absorvem os nutrientes, mesmo aplicando adubos e outro tipo de fertilizan­tes, pois não conseguem chegar à raiz da planta, devido à acidez do terreno, por isso o calcário dolomítico é considerad­o um dos ingredient­es fundamenta­is, para que o solo se torne mais produtivo.

O sócio-gerente da Calcário da Huíla acrescento­u que, aquando do ensaio da aplicação do calcário, por parte do Ministério da Agricultur­a, em 2015, as mil toneladas de calcário compradas na fábrica permitiram aumentar os índices de produtivid­ade no município de Londuimbal­i, província do Huambo, cujos resultados foram considerad­os positivos.

Instalada numa mina descoberta nas cadeias montanhosa­s que cercam a comuna do Tchivingui­ro, na Humpata, a fábrica tem capacidade para produzir cerca de 20 mil toneladas por ano.

 ??  ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto prevê o aumento dos níveis de produtivid­ade
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO Projecto prevê o aumento dos níveis de produtivid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola