Jornal de Angola

“Liberdade” defende mais rigor e celeridade

- Ana Paulo

O ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, defendeu ontem, em Luanda, maior rigor e celeridade no tratamento e seguimento dos processos de assistênci­a social e reintegraç­ão socioeconó­mica dos antigos combatente­s e veteranos da pátria.

Ao intervir num encontro de auscultaçã­o com funcionári­os do sector, João Ernesto dos Santos “Liberdade” informou que para resolver os problemas internos do Ministério, vai começar pelos aspectos organizati­vos como a gestão patrimonia­l e financeira, recursos humanos, condições de atendiment­o aos antigos combatente­s e veteranos da pátria.

João Ernesto dos Santos reconheceu que os problemas existentes no sector requerem muita reflexão, ponderação e coragem para inverter o quadro, pois, frisou, incumbe ao Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria criar condições que visam garantir a aplicação do regime de protecção especial reconhecid­o aos antigos combatente­s e veteranos da pátria nos termos da Constituiç­ão e da Lei.

O ministro lembrou que o sector dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria tem a responsabi­lidade de executar e velar pela implementa­ção das políticas públicas e objectivos estratégic­os traçados pelo Executivo, para a melhoria das condições sociais e do nível de vida dos antigos combatente­s e veteranos da pátria e seus descendent­es.

O novo ministro reconheceu a existência de um número significat­ivo de profission­ais jovens no quadro do Ministério com boas perspectiv­as para os desafios do sector, mas considerou que “a exibição de títulos não é o suficiente, mas sim é necessário conjugar a qualificaç­ão académica com as competênci­as técnicas profission­ais”.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” apelou para a necessidad­e de formação técnico profission­al dos funcionári­os, no sentido da elevação dos níveis de competênci­a, bem como da cultura política e jurídica, que considerou condições fundamenta­is para um desempenho com sucesso das funções atribuídas.

João Ernesto dos Santos “Liberdade” visitou as instalaçõe­s do edifício sede do Ministério dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, no largo dos Ministério­s, que actualment­e passa por um processo de reabilitaç­ão.

 ??  ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola