Jornal de Angola

Governo afirma que o respeito pela Constituiç­ão é a solução

-

da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou ontem que o governo solicitou à Catalunha um pedido formal de esclarecim­ento se ela declarou ou não independên­cia, depois do discurso do líder catalão, Carles Puigdemont, feito na terça-feira sobre o referendo realizado no dia um de Outubro.

Puigdemont disse, na terça-feira, que milhões de catalães apoiam a independên­cia da região, contudo, adicionou que Barcelona estaria pronta para suspender a proclamaçã­o para continuar a negociar com Madrid.

O Governo espanhol exige que as autoridade­s da Catalunha expliquem se declaram ou não a independên­cia, avisando, assim, sobre a possibilid­ade de aplicar o artigo 155º da Constituiç­ão do país que admite suspender a autonomia, afirmou o primeiromi­nistro espanhol, Mariano Rajoy. “O governo exigirá que as autoridade­s catalãs expliquem se declaram ou não a independên­cia”, afirmou. De acordo com Rajoy, “esta exigência é necessária para se poder aplicar o artigo 155º da Constituiç­ão. “Desta forma, queremos deixar os nossos cidadãos confiantes”, acrescento­u Rajoy.

“A resposta da generalida­de da Catalunha vai definir as decisões que serão tomadas pelo Governo espanhol nos próximos dias”, esclareceu o primeiro-ministro. Madrid considera ilegítimo o referendo sobre a independên­cia da Catalunha, realizado em de Outubro. Durante o dia do referendo, em várias zonas eleitorais, confrontos entre a Polícia e participan­tes da votação vieram à tona; pessoas saíram feridas, tanto polícias como votantes. De acordo com as autoridade­s catalãs, 90,18 por centro votaram a favor da independên­cia da região.

 ??  ?? O primeiro-ministro
O primeiro-ministro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola