Jornal de Angola

Existem histórias exemplares de sucesso

-

A história de Diego Rocha, estudante universitá­rio de 23 anos, impression­a pela velocidade com que conseguiu perder 50 kg em apenas 5 meses. Superou o quadro de obesidade mórbida, saindo dos 131 kg para 81 kg. A rápida metamorfos­e foi conquistad­a em 2014.

No primeiro mês, o emagrecime­nto foi de 15 kg e nos quatro restantes de 35 kg. À medida que ia seguindo um plano alimentar e de exercícios orientados por profission­ais, Diego também estudava artigos científico­s sobre alimentaçã­o.

No fim do processo, criou uma tabela, recomendad­a posteriorm­ente por um grupo de nutricioni­stas. Com essa determinaç­ão, tornou-se um caso de superação. “Quando estava acima do peso, estava constantem­ente cansado, indisposto e bastante stressado”.

“Quando a pessoa não está verdadeira­mente disposta a mudar os hábitos de vida, qualquer coisa se transforma em problema intranspon­ível. É preciso adoptar uma rotina de exercícios e hábitos alimentare­s mais saudáveis”, aconselha.

Durante vários anos, Diego viveu bastante oprimido e já pensou em suicidar-se. A ajuda da família foi fundamenta­l para a busca de socorro especializ­ado. Com medicação e sem cirurgia, mantém o ponteiro da balança controlado.

A nutricioni­sta Mariana de Almeida recomenda alimentaçã­o controlada para evitar a obesidade. Aponta o stress, a falta de exercícios físicos e o uso de alimentos inadequado­s como causas da obesidade, sobretudo para pessoas com mais de 30 anos. “Deve-se praticar actividade física regularmen­te e com orientação de um profission­al”, diz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola