Jornal de Angola

Trabalho doméstico ainda é um problema

- Kílssia Ferreira

Um ano depois da regulament­ação do Decreto Presidenci­al nº 155/16, de 09 de Agosto - Regime Jurídico do Trabalhado­r de Serviço Doméstico - “ainda não há aquela adesão desejada”, segundo o chefe do Departamen­to da Segurança Social do Ministério da Administra­ção Pública, do Trabalho e Segurança Social.

Samuel Mulaza, que falava ontem em Luanda, no seminário sobre “Regime jurídico do trabalhado­r doméstico e de protecção social do trabalhado­r de serviço domés- tico”, disse que para alterar a situação é necessário o apoio de todos e principalm­ente dos sindicatos.

Salientou que a questão do não cumpriment­o do reconhecim­ento do trabalho doméstico não é um problema só de Angola, mas internacio­nal. “O assunto já é debatido a nível mundial, para que o trabalho doméstico seja reconhecid­o não só no papel mas também na prática”, disse.

Samuel Mulaza lembrou que em 2016 a Organizaçã­o Internacio­nal do Trabalho (OIT) fez o seu primeiro relatório sobre o trabalho doméstico, que espelhou a situação em 180 países, incluindo Angola. Verificou-se que 90 por cento dos países estudados estavam com algum tipo de problema relativame­nte à protecção social do trabalhado­r doméstico.

“O trabalho doméstico a nível mundial é mais praticado pelas mulheres e Angola não está fora desta dinâmica”, deu a conhecer Samuel Mulaza.

 ??  ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Conhecimen­to da Lei ainda é pouco entre as empregadas
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Conhecimen­to da Lei ainda é pouco entre as empregadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola