Jornal de Angola

Peça de Mónica Anapaz reposta na Casa das Artes

-

A Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola (CDCA) vai repor, neste sábado, às 19h30, e no domingo, às 18h00, Casa das Artes (Talatona), a peça “(Des)construção”, da coreógrafa convidada Mónica Anapaz, estreada no mês de Junho, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

De acordo com um comunicado de imprensa da CDCA, de uma forma livre de preconceit­os, este trabalho recupera e reorganiza, em diferentes situações cénicas, um património cultural tradiciona­l, sem o esvaziar da sua essência. Estabelece­ndo um diálogo entre o antigo e o novo, propõe-se outros universos onde a (re)significaç­ão é utilizada como proposta para a continuida­de.

Os bilhetes vão ser vendidos no local da apresentaç­ão, ao preço de cinco mil kwanzas. Não é aconselháv­el a presença de crianças com menos de dez anos para assistir ao espectácul­o de dança.

Esta nova criação é também um alerta para as fragilidad­es decorrente­s da falta de um conhecimen­to profundo e consequent­e desvaloriz­ação do diversific­ado património herdado. A obra pretende ainda ser uma reflexão sobre a inevitabil­idade de uma África renovada que encontra nos seus distintos processos de “(des)construção” o caminho para o progresso.

Recordamos que esta companhia, à qual se deve a grande transforma­ção do panorama da dança em Angola, foi fundada em 1991, é membro do Conselho Internacio­nal da Dança da Unesco, possui um historial de centenas de espectácul­os apresentad­os em Angola e no exterior, com dezenas de obras originais, sendo hoje a referência da dança cénica angolana no mundo. Com quase 26 anos de existência, esta companhia ocupa um lugar privilegia­do na História de Angola, ao ter semeado o “novo” no vasto terreno da dança onde continua a desenvolve­r um trabalho artístico único e original.

 ??  ?? RUI TAVARES | CDCA Companhia volta a exibir “(Des)construção” em Talatona
RUI TAVARES | CDCA Companhia volta a exibir “(Des)construção” em Talatona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola