Jornal de Angola

Berlim quer maior empenho de Londres

-

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, disse na sexta-feira que cabe ao Reino Unido fazer a sua parte nas negociaçõe­s para a sua saída da União Europeia.

Steffen Seibert alertou que “o tempo está a acabar para Londres negociar o acordo de saída”.

A declaração do governo alemão surge um dia depois do negociador do bloco europeu, Michel Barnier, dizer que as conversas travaram por questões financeira­s e que não podem progredir para debates sobre os laços comerciais futuros.

Os líderes do bloco vão discutir o Brexit neste encontro, explicou Seibert. “Isto significa que ainda está nas mãos do Reino Unido decidir se haverá progresso suficiente para que a segunda fase das negociaçõe­s possa ser iniciada”, disse Seibert.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse ao Parlamento na segundafei­ra que cabe à UE levar as conversas para a próxima fase, afirmando que “a bola está no campo deles”.

Mas, na sexta-feira, o seu porta-voz disse que ela pode ter mais a dizer sobre o acordo financeiro numa reunião da UE marcada para esta semana.

O maior grupo industrial da Alemanha aconselhou empresas activas no Reino Unido a se prepararem para um “Brexit muito duro”, já que Londres carece de uma estratégia clara.

A chanceler alemã, Angela Merkel, diz que Londres não deveria esperar um acordo especial e que é mais importante manter os 27 paísesmemb­ros restantes unidos.

Angela Merkel, segundo o porta-voz Steffer Seibert, quer que a primeira-ministra Theresa May seja mais clara naquilo que quer para o seu país e promova conversas abertas sobre todos os temas que estão em cima da mesa.

Bruxelas e Londres estão desencontr­adas em vários aspectos como a situação jurídica dos cidadãos da União que vão continuar a viver no Reino Unido, a quem ambos desejam ter os cuidados legais do seu lado.

 ??  ?? BEN STANSALL | AFP Primeira-ministra britânica Theresa May está confiante
BEN STANSALL | AFP Primeira-ministra britânica Theresa May está confiante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola