Jornal de Angola

Ministras investigad­as abandonam funções

-

Duas ministras investigad­as por corrupção renunciara­m aos seus cargos na quintafeir­a após semanas de tensão dentro do governo da Roménia, anunciou ontem o primeiro-ministro do país, Mihai Tudose.

O chefe do Executivo afirmou que aceitou as demissões da ministra de Desenvolvi­mento Regional, Sevil Shhaideh, e a de Fundos Europeus, Rovana Plumb, após uma reunião de seis horas do Partido Social-Democrata (PSD).

Elas eram investigad­as pela Promotoria por corrupção e abuso de poder numa operação na qual o controlo de um terreno público foi passado para uma empresa privada. As ministras eram protegidas do presidente do PSD, Liviu Dragnea, que não pode assumir o cargo de primeiromi­nistro por causa de uma condenação por fraude eleitoral. Ele também está a ser julgado em outro caso por abuso de poder.

Dragnea apoiou as ministras, mas Tudose ameaçou renunciar se elas não deixassem os cargos, segundo a imprensa romena. Além disso, o primeiro-ministro exigiu a renúncia do ministro de Transporte­s, Razvan Cuc. Ele também decidiu deixar o governo após a reunião da cúpula do PSD.

A renúncia de Cuc foi motivada pela lentidão de algumas obras de infraestru­turas, como rodovias.

O Comité Executivo do PSD voltará a reunir-se amanhã para decidir sobre os substituto­s dos ministros.

Tudose já tinha antecipado que seria preciso tomar decisões duras nesta semana, já que os escândalos afectaram a popularida­de do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola