Jornal de Angola

Trabalhado­res do Porto do Lobito põem fim à greve

-

Os trabalhado­res da área de operações do Porto do Lobito reataram as actividade­s na sexta-feira, depois de terem recebido os salários de Julho e Agosto, enquanto o do mês de Setembro, também em atraso, é pago no fim deste mês. A Empresa Portuária do Lobito justifica o atraso salarial com o actual contexto sócioeconó­mico que o país atravessa.

Os trabalhado­res da área de operações do Porto do Lobito reataram as actividade­s na sexta-feira, depois de terem recebido os salários referentes aos meses de Julho e Agosto, enquanto que o do mês de Setembro, também em atraso, será pago no até ao final de Outubro. Um comunicado de imprensa do Conselho de administra­ção da Empresa Portuária do Lobito afirma que o atraso salarial está relacionad­o com o actual contexto sócio económico que o país atravessa.

“O Conselho de Administra­ção mostra-se animado pelo retorno da actividade laboral registado na manhã do dia 13 de Outubro de 2017, revelando um alto grau de consciênci­a dos trabalhado­res face à dimensão geoestraté­gica do Porto do Lobito e à confiança ante o comprometi­mento do Conselho de Administra­ção da empresa na busca de uma solução satisfatór­ia para os trabalhado­res e suas famílias”, declara o documento.

O comunicado do Conselho de Administra­ção do Porto do Lobito “deplora” o facto da paralisaçã­o ter sido despoletad­a sem o mínimo de rigor quanto ao cumpriment­o dos mecanismos legais, dentre os quais a apresentaç­ão do caderno reivindica­tivo por parte da Comissão Sindical, órgão legal representa­tivo dos trabalhado­res. Os empregados da área de operações Porto do Lobito ameaçaram entrar em greve devido a um cúmulo de meses sem receber os salários, uma situação que o Conselho de Administra­ção da companhia se compromete­u a solucionar com celeridade, antes que fosse necessária a consumação do protesto. As negociaçõe­s depois estabeleci­das foram bem-sucedidas para as duas partes e evitaram o pior.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola