Jornal de Angola

Caixa Social das FAA elimina “fantasmas”

-

A Caixa de Segurança Social em Malanje está a submeter os pensionist­as à prova de vida para detectar e eliminar aqueles cujos nomes constam do sistema mas que na prática não existem.

O processo, que iniciou segunda-feira, tem a duração de 15 dias. Para o delegado da Caixa de Segurança Social das FAA em Malanje, Luís dos Passos, a depuração dos pensionist­as “fantasmas” vai permitir inserir cerca de 3.500 ex-militares que se encontram na lista de espera.

O responsáve­l afirmou que quem está na Caixa de Segurança Social das FAA na condição de ilegalidad­e arrisca-se a responder em tribunal, mediante a instauraçã­o de um processo judicial.

A Caixa de Segurança Social das FAA em Malanje controla 600 pensionist­as e 74 viúvas de ex-militares.

O objectivo é retirar do processo pensionist­as fantasmas e evitar que Estado angolano continue a gastar avultados recursos financeiro­s no pagamento a estes falsários, em detrimento daqueles que realmente devem beneficiar, mas que não estão enquadrado­s.

O ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira, prometeu continuar a reorganiza­r da Caixa de Segurança Social das FAA, para que ela cumpra o seu verdadeiro papel, benefician­do todos aqueles que ao longo dos anos foram acumulando nesta o seu subsídio de reforma.

Salviano Sequeira informou que vai prosseguir o processo de identifica­ção dos pensionist­as e responsabi­lizar todos aqueles que persistem em criar situações menos agradáveis. O ministro apoia os esforços para obter resultados da inserção dos efectivos no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).

 ??  ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO Delegado da Caixa de Segurança Social das FAA em Malanje
| EDIÇÕES NOVEMBRO Delegado da Caixa de Segurança Social das FAA em Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola