Jornal de Angola

Ministério aposta no combate às práticas ilegais

-

Promover o mérito e o combate às práticas ilegais no sistema de ensino superior é uma das apostas do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia de Inovação, informou ontem, em Luanda, a titular da pasta, Maria Sambo.

Em declaraçõe­s à imprensa, após a cerimónia de apresentaç­ão dos novos secretário­s de Estado, a ministra disse que a intenção é neutraliza­r práticas que concorrem para a débil preparação dos estudantes, como favorecime­nto por apadrinham­ento, fraudes e corrupção.

Em relação à reformulaç­ão das regiões académicas, Maria Sambo assinalou ser um aspecto estruturan­te do ensino superior que vai levar a cabo, chamando todos os actores do subsistema para juntos darem respostas necessária­s.

Maria Sambo falou da existência de um projecto do Estatuto da Carreira Docente, resultante de um processo de auscultaçã­o, como uma ferramenta para melhorar as condições de trabalho dos docentes.

O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, disse, a propósito, que são vários os desafios para a área, por se tratar da qualificaç­ão do capital humano ao mais alto nível, de modo a garantir a sustentabi­lidade da investigaç­ão e do desenvolvi­mento científico e tecnológic­o do país.

Os desafios que têm a ver com a competitiv­idade para impulsiona­r os processos de investigaç­ão científica foram realçados pelo secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Neto. Recentemen­te, ministra reconheceu que existem outros desafio ao nível do Ensino Superior, como a melhoria da qualidade do ensino. Ao nível da Ciência, Tecnologia e Inovação, referiu que devem ser criadas todas as condições para que esta área contribua para o desenvolvi­mento socio-económico e cultural de Angola.

A ministra disse que o desafio é garantir um ensino e investigaç­ão de qualidade.

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra do Ensino Superior Maria do Rosário Sambo
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra do Ensino Superior Maria do Rosário Sambo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola