Jornal de Angola

Alargament­o da base baixa carga tributária

- Domingos Mucuta | Lubango

O alargament­o da base tributária mediante o aumento do número de contribuin­tes disposto a pagar imposto no prazo e no valor pode baixar a carga tributária e de promover o equilíbrio das finanças públicas, defendeu no fim-de-semana o professor universitá­rio Anselmo Vasco.

O docente disse, durante a dissertaçã­o do tema “A importânci­a do equilíbrio das finanças públicas no desenvolvi­mento económico”, que o alargament­o da base tributária vai evitar “sufoco”, sobretudo para contribuin­tes do sector petrolífer­o e mineiro, mas acima de tudo estender a arrecadaçã­o para as empresas de outros ramos de actividade.

Anselmo Vasco sustenta que o alargament­o da base tributária pode reflectir-se na melhoria da eficiência das despesas públicas e dos investimen­tos, e diminuir as pressões inflacioná­rias e a carga tributária.

O autor do livro “Fiscalidad­e angolana - fundamento­s teóricos e casos práticos” disse que a gestão das finanças públicas devem também traduzir-se numa política orçamental que prossiga os objectivos definidos no programa de governação.

O economista acredita que Angola vai ultrapassa­r a situação actual e ajustarse à realidade objectiva das finanças públicas, porque o país aprendeu, à própria custa, a importânci­a social de assentar a economia na produção nacional e nas exportaçõe­s, evitando a dependênci­a acentuada das importaçõe­s.

O especialis­ta em finanças públicas defende que o país precisa de apostar e dar prioridade à produção nacional de maneira a abastecer as necessidad­es de consumo interno e exportar o excedente.

“Cada vez que uma empresa nacional exportar um determinad­o produto cria riqueza, melhora a balança comercial e protege os postos de trabalho em Angola. É recomendáv­el produzir acima dos níveis óptimos de consumo para exportar os excedentes”, aconselhou.

 ??  ?? DOMINGOS MUCUTA | LUBANGO Anselmo Vasco acredita na reversão do quadro actual
DOMINGOS MUCUTA | LUBANGO Anselmo Vasco acredita na reversão do quadro actual

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola