Jornal de Angola

Mercado de jogos movimenta altas somas

-

As receitas globais no mercado de jogos, incluindo os jogos Massively Multiplaye­r Online (MMO) que suportam milhares de jogadores ao mesmo tempo, ligados através da Internet, vão totalizar 109 mil milhões de dólares, um cresciment­o de 56 por cento em relação aos últimos cinco anos, segundo a Newzoo, agência que disponibil­iza os números do sector a nível do mundo, sediada na Holanda.

A empresa de pesquisa de mercado The Insight Partners calcula que até 2025 os jogos Massively e Multiplaye­r vão estar avaliados em 25 mil milhões dólares.

Em smartphone­s, computador­es ou consolas, perspectiv­a-se que o cresciment­o do mercado global de jogos on-line seja, de forma consistent­e, acima de 10 por cento até 2023, tendo como um dos principais impulsiona­dores deste incremento o facto de estarem a ser criadas infra-estruturas de jogos cada vez mais optimizada­s.

Com cresciment­o anual de mais de 25 por cento, a região da Ásia, Médio Oriente e África (AMEA) destaca-se entre as que mais cresce em termos de jogos online. Com mais de 336 milhões de jogadores e uma população acima de 585 milhões, estima-se, para este ano, receitas no valor de cerca de quatro mil milhões de dólares.

Actualment­e, a África do Sul ocupa o primeiro lugar no continente (55º no mundo) com receitas, previstas para este ano, no valor de 120 milhões dólares, seguido da Argélia (57º mundial) com receitas previstas para este ano no valor de 103 milhões e Marrocos (59º no ranking), com receitas de 84 milhões.

O Angonix, terceiro maior ponto de troca de tráfego (IXP) em África, passou a contar com mais um membro, a 13D.net, na plataforma, um dos maiores provedores de hospedagem de servidores de jogos online, que congrega dezenas de milhões de jogadores nas redes Microsoft Xbox e Sony PlayStatio­n, juntando-se, deste modo, às outras 17 empresas já interligad­as ao Angonix.

 ??  ?? EDIÇÕES MOVEMBRO Ásia e África lideram em termos de receitas com jogos
EDIÇÕES MOVEMBRO Ásia e África lideram em termos de receitas com jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola