Jornal de Angola

Circuito texano de Austin pode consagrar Hamilton

Vettel procura evitar no domingo decisão antecipada da discussão do título de pilotos em posse de Rosberg

- Altino Vieira Dias

Os Estados Unidos voltam a acolher mais um Grande Prémio de Fórmula 1, já no próximo domingo, na cidade de Austin (Texas). Vai ser uma viagem um tanto longa, saindo do Japão, no oceano Pacífico, para a América, banhada por dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico.

O circuito norte-americano sempre acolheu bem os pilotos Michael Schumacher e Lewis Hamilton, pois ambos possuem cada cinco vitórias, “Schummy” (2000, 2001, 2003, 2004 e 2005) e Hamilton (2007, 2012, 2014, 2015 e 2016). Tudo indica que o piloto inglês pode ter motivos para voltar a sorrir em Austin, e aumentar a diferença entre ele e o alemão Sebastian Vettel, ou sagrarse campeão do Mundo.

Vettel é obrigado a vencer, se não quiser ver o penta a ficar mais longe, pois nas últimas cinco corridas pareceu viver um sonho que caiu do céu para o inferno.

Na ronda asiática a Ferrari pareceu estar a andar para trás, minimizand­o o mal na Malásia com um quarto lugar, mas piorou no Japão com a desistênci­a de Vettel devido a problemas no carro. Em Austin, a Ferrari promete voltar à carga, para reduzir a diferença de pontos em relação a Mercedes e lutar pelo campeonato.

No entanto, a Ferrari parece estar numa condição muito complexa, pois depende de maus resultados da Mercedes e da Red-Bull. Apesar de Hamilton estar sempre a fazer rasgados elogios aos Ferrari e Red-Bull, também está a fazer belíssimas corridas e há já cinco Grandes Prémios que termina à frente dos seus mais directos adversário­s na luta pelo título, que são Sebastian Vettel e Valtteri Bottas

Coroado em Austin

Austin pode coroar Hamilton como campeão Mundial de 2017, bastando apenas ao inglês terminar em primeiro ou segundo lugar e Sebasttian Vettel não pontuar. Este é o desejo dos fãs do piloto inglês.

Para os amantes do desporto sobre rodas, seria bom não termos ainda um campeão antecipado, porque pode tirar um pouco o brilho ao campeonato e os fãs do desporto motorizado vão ter, apenas, como consolo virar as baterias na conquista do vice-campeonato, entre Vettel e Bottas, já que nada estaria ainda decidido, e nas disputas entre os restantes pilotos para a conquista de mais pontos, lugares nos pódios e vitórias.

No domingo, ficaremos com os olhos presos sobre as telas durante duas horas, para ver e ouvir os motores a voltarem a roncar, com suspiros dos amantes, ultrapassa­gens limpas, jogos rápidos de trocas de pneus e um ambiente frenético, impróprio para cardíacos.

Os Red-Bull de Verstapen e Ricciardo têm sido os principais concorrent­es dos Mercedes, na últimas corridas disputadas, com destaque para o primeiro piloto. Será bom ter novamente adrenalina competitiv­a em pista.

 ??  ?? THOMAS KIENZLE | AFP Piloto britânico leva larga vantagem na disputa com o rival alemão da escuderia Ferrari
THOMAS KIENZLE | AFP Piloto britânico leva larga vantagem na disputa com o rival alemão da escuderia Ferrari

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola