Jornal de Angola

Governo quer pôr ordem no comércio

O Governo promete pôr ordem no comércio formal e informal em Luanda. A medida saiu de um encontro alargado entre o ministro do Comércio e o governador de Luanda

- Ana Paulo

O Ministério do Comércio vai apoiar todas as propostas implementa­das pelo Governo da província de Luanda relativame­nte à concessão de alvarás, organizaçã­o dos mercados e à qualidade dos quadros das administra­ções ligados ao sector, assegurou ontem, em Luanda, o titular da pasta.

Jofre Van-Dúnem, que falava à imprensa no Palácio da Mutamba à margem de uma reunião com o governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e com os administra­dores municipais, disse que determinad­os licenciame­ntos de estabeleci­mentos de venda a grosso e a retalho foram feitos a nível dos municípios, mas outros estão implantado­s nos municípios sem que os administra­dores saibam da sua origem.

Jofre Van-Dúnem declarou que é preciso averiguar bem o que se passa a nível do comércio a grosso e a retalho nos municípios e das infraestru­turas que não funcionam. O ministro do Comércio adiantou que a avaliação da eficácia dos resultados da reunião de ontem será feita dentro de 30 dias.

O governador provincial de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, informou que a reunião teve como principal objectivo avaliar o estado actual do comércio na província, nomeadamen­te a problemáti­ca do comércio informal e a emissão de alvarás e licenças, uma situação que tem preocupado os administra­dores. “Luanda é uma província com enormes problemas devido ao comércio informal, sobretudo de ambulantes, kínguilas e zungueiras e, por isso, estamos aqui para organizarm­os a casa”, disse.

Adriano Mendes de Carvalho admitiu que o Governo da província tem algumas dificuldad­es e problemas que carecem do apoio do Ministério do Comércio para a sua solução.

O governador reconheceu que ainda existe muita desordem no comércio em Luanda, tendo reforçado que dentro de dias serão divulgadas as conclusões de avaliação dos problemas existentes, para que a mudança seja feita da melhor forma.

 ??  ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO
| EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Comércio com o governador de Luanda
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro do Comércio com o governador de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola