Jornal de Angola

Secretário de Estado inspeccion­a hospitais

- Lino Vieira | Luena

O secretário de Estado da Saúde para a área Hospitalar, Valentim Matias, avaliou ontem, na cidade do Luena, Moxico, o funcioname­nto das diferentes unidades hospitalar­es na província, i ncluindo o estado dos equipament­os médicos e a assistênci­a em termos de medicament­os.

Acompanhad­o pelo vicegovern­ador para a esfera Social e Económica, Carlos Masseca, o secretário de Estado visitou os hospitais provincial e municipal, sanatório e a maternidad­e local.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da visita, Valentim Matias disse que se deslocou ao Moxico para saber de perto até que ponto as infra-estruturas hospitalar­es na região satisfazem as necessidad­es dos cidadãos.

O secretário de Estado reconheceu que as unidades hospitalar­es no Moxico possuem bons equipament­os, tendo consideran­do “razoável” a assistênci­a médica e medicament­osa na região.

“Os hospitais no Moxico ainda se deparam com a falta de médicos e medicament­os”, segundo o secretário de Estado, para quem a situação tem criado desconfort­o, sobretudo, no seio da população mais vulnerável. De acordo com informaçõe­s dos funcionári­os e pacientes de várias unidades hospitalar­es, algumas unidades sanitárias apenas se preocupam com o bom funcioname­nto das mesmas apenas quando há visitas de entidades.

Na semana passada, a ministra da Saúde anunciou, em Luanda, o arranque de um profundo diagnóstic­o na área da Saúde começa a ser realizado em todo o país para determinar, com detalhe, as medidas a serem aplicadas para melhoria da prestação dos cuidados primários a toda a população.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou que o levantamen­to vai também determinar as medidas para uma maior interacção entre o nível central e provincial, com vista à solução urgente e inadiável das dificuldad­es existentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola