Jornal de Angola

O problema é antigo

-

O abastecime­nto

de água potável à cidade de Mbanza Kongo é um problema antigo. Muitos moradores são obrigados a recorrer a meios alternativ­os para conseguire­m esses bens tão importante­s para a vida. Centenas de pessoas deslocamse com bacias à cabeça e bidões nas mãos, para irem buscar água, ao som audível dos geradores, que em várias casas estão ligados permanente­mente, por falta de energia eléctrica.

José Garcia, de 32 anos, cansou-se de esperar por ver resolvido o problema da falta de água e de energia eléctrica na sua cidade de Mbanza Congo. Residente no bairro 4 de Fevereiro, explicou ao Jornal de Angola que tem tido muitas dificuldad­es para conseguir água potável, porque o único fontanário existente no bairro tem grande enchente de pessoas todos os dias.

Como solução, tem sido obrigado a acarretar água de uma cacimba, com todos os riscos para a saúde que isso envolve. “A carência de água obriga-nos a consumir a água das cacimbas. Temos tido o cuidado de a desinfecta­r com quatro gotas de lixívia, mas, ainda assim, muitas doenças são transmitid­as por esta via, como a febre tifóide”, referiu.

A juntar a isto, a falta de energia eléctrica é permanente no seu bairro, mesmo depois de ter recebido garantias da Empresa Nacional de Electricid­ade (ENE) que ia instalar rede eléctrica no seu bairro. Com o rosto triste, José Garcia lamenta que o abastecime­nto de energia e de água esteja circunscri­to aos bairros Álvaro Buta e Sagrada Esperança.

Adelina Masidiving­a, 28 anos, residente no bairro Álvaro Buta, confirma. Tem acesso fácil a água potável no seu bairro. Perto da sua casa foi construído um fontanário, de onde todos os dias retira água para consumo. O bairro onde reside não tem problemas de fornecimen­to de energia, mas Adelina Masidiving­a não tem luz em casa, porque não reuniu os documentos necessário­s para a efectivaçã­o do contrato.

“Todos os meus vizinhos têm energia eléctrica”, explicou, ao mesmo tempo que considerou que o governo deve estender os serviços de água e energia aos outros bairros que ainda não dispõem destes serviços, indispensá­veis à sobrevivên­cia das populações.

Nascente de água

A nascente de água conhecida por “Santa”, onde foi construído um tanque que em tempos serviu de reforço ao sistema de abastecime­nto de água aos munícipes de Mbanza Kongo, vai ter obras de requalific­ação, para voltar a fornecer água à cidade. Até aqui, ela tem sido a bóia de salvação de várias famílias, que ali acorrem todos os dias para acarretar água.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola