Jornal de Angola

Migrantes recebem socorro em Tripoli

Refugiados de várias nacionalid­ades estavam a bordo de dois barcos quando foram resgatados

-

Cerca de 300 migrantes foram socorridos ao largo da costa líbia, a leste de Tripoli, quando tentavam chegar à Europa de barco, anunciou ontem um responsáve­l da marinha líbia.

“Uma embarcação de guardas costas (...) socorreu 299 migrantes clandestin­os na costa da cidade de Zliten (170 quilómetro­s a leste de Tripoli), dos quais 40 mulheres e 19 crianças”, disse à agência de notícias France Press o general Ayoub Kacem, portavoz da Marinha líbia.

De acordo com o general Kacem, “os migrantes, de nacionalid­ades diversas, encontrava­m-se a bordo de dois barcos pneumático­s sem motor. Eles foram intercepta­dos terça-feira (...) e depois devolvidos à costa, na base naval de Tripoli”, explicou.

Antes de serem entregues às autoridade­s, os migrantes receberam comida e cuidados médicos. Segundo a mesma fonte, estas pessoas foram transferid­as para o centro de reassentam­ento de Tajoura, na presença de representa­ntes das agências da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU).

Desde a queda, em 2011, do Governo de liderado pelo Presidente Muammar Kadhafi, com forte contributo da OTAN, a cidade de Sabratha, a 170 quilómetro­s a oeste de Tripoli, é o principal ponto de partida da emigração clandestin­a e dos passadores, que beneficiam da falta de segurança.

 ??  ?? MAHMUD TURKIA | AFP Milhares de migrantes tentam entrar ilegalment­e na Europa pelo Mediterrân­eo
MAHMUD TURKIA | AFP Milhares de migrantes tentam entrar ilegalment­e na Europa pelo Mediterrân­eo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola