Jornal de Angola

Empresa vende rubis em leilão internacio­nal

-

A empresa mineira australian­a Mustang Resources realizou a primeira venda de rubis extraídos no norte de Moçambique e anunciou que a operação está a exceder as expectativ­as.

“À partida aspirávamo­s alcançar a meta de 200 mil quilates (40 quilos) mas conseguimo­s duplicar” a quantidade de pedras preciosas para venda, disse o director executivo Christiaan Jordaan, numa declaração distribuíd­a ontem aos accionista­s.

Um total de 81 quilograma­s de rubis de Montepuez, província de Cabo Delgado, foi colocado à venda em Port Louis, nas Maurícias, local escolhido para o concurso, onde foram apresentad­as propostas fechadas (“closed bid tender”). Um total de 40 compradore­s da Tailândia, Índia, Sri Lanka, Hong Kong, Estados Unidos e países euro- peus se interessar­am pelas pedras moçambican­as, anunciou a Mustang.

“É cada vez mais claro que Montepuez pode gerar produção e fluxo de caixa em muito maior escala”, que o inicialmen­te previsto, refer i u o re s ponsável pela empresa mineira.

O projecto mineiro de Montepuez consiste em três licenças e uma concessão que cobrem 19.300 hectares junto ao maior depósito de rubis do mundo, descoberto pela multinacio­nal Gemfields em 2012. Logo após a venda, começou uma nova fase de expansão da mina, que deve estar concluída em Julho de 2018. A Mustang pretende instalar um equipament­o e criar condições de extracção para fazer duas vendas de rubis em 2018, com um total de um milhão de quilates (200 quilograma­s) de rubis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola