Jornal de Angola

Juventude no Uíge é incentivad­a a ler

- Valter Gomes

Centenas de jovens, sobretudo alunos de várias escolas do I e II ciclos do Uíge, foram terça-feira aconselhad­os a criar e reforçar o hábito pela leitura, com vista a melhorarem a expressão linguístic­a, a escrita e o desenvolvi­mento das capacidade­s intelectua­is.

Falando numa palestra, promovida pelo Conselho Provincial da Juventude no Uíge, o presidente do União Baiana de Escritores do Brasil, Roberto Leal, considerou a leitura como algo crucial para o ser humano e para a aprendizag­em da juventude.

“Quem não lê, pouco sabe e em nada opina, só ouve dizer”, frisou o escritor brasileiro para quem com a leitura muitas dúvidas que um indivíduo pode ter na escrita ou na fala ficam ultrapassa­das.

Por isso, disse que os jovens estudantes e não só devem ser amigos dos livros, afluindo às biblioteca­s, para que possam enriquecer o intelecto, melhorar a escrita, a pronúncia, bem como criar o espírito de produção de livros.

Roberto Leal que é também jornalista defendeu a necessidad­e de haver políticas que ajudem a bonificaçã­o do preço do livro no mercado e incentivo à leitura nas escolas e no meio familiar, assim como a produção de manuais infantis que estimulem a atenção das crianças, levando-as a ganhar o gosto pela leitura.

O secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude, Faustino Simão, disse que o país está a viver momentos de paz e de desenvolvi­mento, daí a necessidad­e de preparar jovens com capacidade­s intelectua­is, para que possam responder às necessidad­es do país.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO
VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola