Jornal de Angola

Crianças desfavorec­idas acessam a novos serviços

A Fundação Lwini entrega na província do Cuanza-Norte orfanato e escola para alunos com necessidad­es especiais

- Marcelo Manuel | Ndalatando

Um orfanato, com capacidade para albergar 60 crianças desfavorec­idas, e uma escola do I e II ciclo do ensino especial, foram entregues ontem à população de Ndalatando, na província do Cuanza-Norte, pela Fundação Lwini.

O orfanato dispõe de dois dormitório­s com 30 camas cada, refeitório, lavandaria, casas de banho, duas salas de estar e uma de conferênci­as, além de biblioteca e gabinete para o director.

Além do orfanato, a comunidade recebeu no mesmo espaço uma escola do I e II ciclos do ensino especial, com capacidade para funcionar com alunos internos.

O projecto de construção dos empreendim­entos foi executado num período de quatro meses, com financiame­nto da Fundação Lwini, explicou a vice-presidente da instituiçã­o filantrópi­ca, Joana Lina. A vice-presidente frisou que a escola do ensino especial e o internato são espaços criados, para garantir que pessoas com deficiênci­as possam estudar e ser acolhidas com maior dignidade, por se tratar de pessoas com necessidad­es especiais que merecem a atenção de toda a sociedade.

Joana Lina sublinhou que a pessoa com deficiênci­a é um ser humano como qualquer outro, que deve ser respeitado e valorizado, sem discrimina­ção, quer dentro da família quer no meio social em que esteja inserido.

A responsáve­l da fundação apelou aos estudantes matriculad­os na escola especial para aproveitar­em as condições de ensino e de acomodação disponívei­s, para que futurament­e ajudem o país a crescer.

“Todos nós somos poucos para construirm­os o nosso país. Estamos a contar com vocês para levarem o país a bom porto”, disse a responsáve­l da Lwini, para quem os menores devem ter um bom comportame­nto e organizaçã­o, pressupost­os que tornam os homens mais sensatos e perspicaze­s.

Joana Lina apelou à sociedade em geral no sentido de criar condições necessária­s, para que as crianças possam crescer em ambientes sadios e de amor e de estas dedicarem-se mais aos estudos e aprenderem a valorizar a vida.

Além do orfanato, a comunidade recebeu no mesmo espaço uma escola do I e II ciclos do ensino especial, com capacidade para funcionar com alunos internos

 ??  ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo do governo e parceiros é criar condições para o cresciment­o saudável dos menores
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Objectivo do governo e parceiros é criar condições para o cresciment­o saudável dos menores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola