Jornal de Angola

Orientação profission­al em análise em Benguela

- Gonçalves

A falta de orientação profission­al dos jovens é um fenómeno que deve constituir preocupaçã­o para as famílias, em particular, e para a sociedade, em geral, disse ontem, em Benguela, o director-geral do Serviço Integrado de Atendiment­o ao Cidadão (SIAC).

Anselmo Monteiro, que falava durante a cerimónia de abertura de um seminário que reflectiu sobre o emprego e o registo nominal dos trabalhado­res, afirmou que “temos vindo a registar uma evolução significat­iva na forma como a administra­ção pública se relaciona com os cidadãos e com as empresas”.

Ainda sobre orientação profission­al, Anselmo Monteiro afirmou que é ainda vista como um “tabu” pela sociedade, fruto da ignorância generaliza­da, que faz com que tudo o que diz respeito à orientação profission­al dos jovens seja distorcido, ou até mesmo consequênc­ia de experiênci­as pessoais.

Segundo o director-geral do SIAC, é importante ter uma orientação profission­al ainda na adolescênc­ia e ser elucidados sobre profissões, carreiras, cursos de nível técnico s uperior e mercado de emprego, com informaçõe­s concretas e actualizad­as.

Para Anselmo Monteiro, a orientação profission­al depende i gualmente da investigaç­ão que deve ser feita em relação aos fenómenos que a envolvem, como são os casos das variáveis familiares. O director-geral do SIAC disse ser fundamenta­l procurar e encontrar respostas para os desafios que a sociedade coloca.

Anselmo Monteiro disse que o processo de mudança e de melhoria da governação em Angola deverá contar com a contribuiç­ão de uma administra­ção pública célere e eficaz e o comportame­nto dos seus servidores assenta na ética, para servir de exemplo para as populações vindouras. Considerou que prestar maior atenção às necessidad­es das empresas, bem como a sua integração na sociedade deve constituir uma das chaves do processo.

António

 ??  ?? ANTÓNIO GONÇALVES | EDIÇÕES NOVEMBRO Jovens são orientados sobre primeiro emprego
ANTÓNIO GONÇALVES | EDIÇÕES NOVEMBRO Jovens são orientados sobre primeiro emprego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola