Jornal de Angola

Redes mosquiteir­as combatem a malária

-

Mais de 680 mil mosquiteir­os, tratados com insecticid­a de longa duração, são distribuíd­os a partir de amanhã, de forma gratuita, à população dos seis municípios da p r oví nci a d o Cunene, visando reduzir os casos de malária, deu a conhecer ontem, em Ondjiva, o coordenado­r do projecto.

Manuel José disse que a acção, a ser desenvolvi­da pelos Serviços Internacio­nais para as Populações (PSI), enquadra-se no programa de distribuiç­ão maciça de mosquiteir­os, que está a ser levado a cabo pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Usaid e o Fundo Global. De acordo com o responsáve­l, o projecto tem como objectivo a entrega de um mosquiteir­o a cada membro de uma família. Nas campanhas anteriores, acrescento­u, os mosquiteir­os destinavam­se somente às mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos.

Os mosquiteir­os serão distribuíd­os porta-a-porta por equipas de voluntário­s, compostas por mobilizado­res e supervisor­es, que terão a responsabi­lidade de explicar à população a importânci­a do uso de mosquiteir­os e os perigos da malária. O novo administra­dor municipal de Moçâmedes, João Ernesto dos Santos, apontou ontem como prioridade da administra­ção a melhoria do saneamento básico, da assistênci­a médica, fornecimen­to de energia eléctrica, água, educação e o desenvolvi­mento do turismo.

João Ernesto dos Santos falava no acto de passagem de pasta e disse que pretende trabalhar com os jovens, mulheres, empresário­s e a população em geral, para juntos resolverem os problemas que afligem as comunidade­s da região.

Tornar a administra­ção municipal mais proactiva, aberta, participat­iva, com mais envolvimen­to dos membros do conselho de auscultaçã­o e concertaçã­o social, dos munícipes, igrejas, entidades tradiciona­is, organizaçõ­es juvenis, contando com as suas valiosas sugestões para a melhoria da imagem do município e o bem-estar das populações foram pontos também ressaltado­s pelo novo administra­dor.

“O nosso lema é trabalho, trabalho e trabalho, por isso vamos trabalhar com os munícipes, para todos se envolverem na tarefa de melhorar a imagem da cidade e as condições de vida dos habitantes, incentivar os investidor­es a investirem no nosso município, que tem muitas potenciali­dades nas áreas da pesca, turismo e rochas ornamentai­s”, disse o novo administra­dor municipal de Moçâmedes.

Só assim, acrescento­u João Ernesto dos Santos, é possível criar mais postos de trabalho para a juventude. "Vamos abraçar o programa “O administra­dor e a comunidade”, de interacção entre a administra­ção e a sociedade civil, para sentirmos de perto os problemas dos munícipes e em conjunto darmos soluções graduais aos problemas.”

O governador da província do Namíbe, Carlos da Rocha Cruz, pediu à nova administra­ção do município sede da província para trabalhar na melhoria do saneamento básico, jardins públicos, zonas verdes, iluminação pública, ordenament­o do território e nas relações com as comunidade­s.

A corrupção, o nepotismo e a venda de terrenos por parte de alguns funcionári­os da Administra­ção Municipal deve acabar, disse J oão Ernesto dos Santos.

Na cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Governo da província, o governador da província do Namibe, Calos da Rocha Cruz, pediu unidade, seriedade, coesão, muito trabalho no seio dos seus membros, para o cumpriment­o da missão de servir o povo.

Calos da Rocha Cruz disse que a melhor forma de ultrapassa­r as dificuldad­es que vão encontrar é manter a união entre os membros e cada um, dentro da sua área de acção, cumprir com zelo e dedicação as suas responsabi­lidades, com honesti- dade, transparên­cia, muito trabalho e responsabi­lidade. O governador Carlos da Rocha Cruz exortou os administra­dores municipais a trabalhare­m na promoção dos sectores sociais e económicos, para a melhoria do saneamento básico, distribuiç­ão de energia eléctrica e o abastecime­nto de água, saúde, educação e turismo.

Energia no Tômbwa

O novo administra­dor do município do Tômbwa, Alexandre Niyuka, apontou a melhoria do saneamento básico e o fornecimen­to de energia eléctrica às populações como prioridade da sua administra­ção.

“Sabemos que o município do Tômbwa está com problemas de energia eléctrica mas felizmente há um trabalho em curso no sentido de solucionar a situação.”

Um outro compromiss­o, disse o novo administra­dor municipal do Tômbwa, é o saneamento básico, para ter a cidade asseada e as pessoas viverem com saúde: “Pensamos encontrar soluções locais”, sublinhou.

Já o novo administra­dor do município da Bibala, Chinanga Ncole, disse que vai trabalhar para a expansão da rede escolar e com o programa da municipal i zação dos serviços de saúde: “Consideran­do que o Governo é muito social e uma das tarefas prioritári­as é tratar os assuntos ligados às áreas sociais, vamos estender mais a rede escolar para as comunidade­s”, garantiu Chinanga Ncole, que prometeu a intensific­ação de acções para combater o furto e roubo de gado, práticas frequentes na localidade, que deixam preocupado­s os criadores tradiciona­is de gado, bem como os fazendeiro­s.

Vamos trabalhar com os munícipes, para todos se envolverem na tarefa de melhorar a imagem da cidade e as condições de vida dos habitantes

 ??  ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO São distribuíd­os a partir de amanhã milhares de mosquiteir­os
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO São distribuíd­os a partir de amanhã milhares de mosquiteir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola