Jornal de Angola

Quem for multado ébrio vai ser detido

-

As pessoas que insistirem em conduzir em estado de embriaguez vão ser responsabi­lizadas criminalme­nte, advertiu ontem, em Benguela, o delegado provincial do Ministério do Interior.

O comissário Elias Livulo, que falava na cerimónia de promoção ao grau de oficiais superiores de quatro membros do Conselho Consultivo do Ministério do Interior, adiantou que os motoristas que insistirem na condução sob efeito de álcool vão responder em Tribunal.

Também comandante da Polícia em Benguela, Elias Livulo falou dos desafios para os próximos dias, um dos quais é a diminuição de forma significat­iva do índice de mortalidad­e resultante de acidentes de viação.

O comando provincial da Polícia Nacional recebeu novos equipament­os que, reconheceu o comissário, "vão auxiliar o trabalho de fiscalizaç­ão do trânsito". Um dos equipament­os visa medir a taxa de alcoolémia no sangue para detectar motoristas que conduzam embriagado­s, s o b r e t u d o a o s fi n s d e semana. O comissário pediu maior empenho aos membros patenteado­s. Os acidentes de viação em Angola só perdem para a malária no que toca ao índice de mortalidad­e.

Angola, de acordo com a Polícia, é um dos países do mundo com um alto índice de sinistrali­dade rodoviária, de cujo fenómeno se esperava uma redução significat­iva com a entrada em vigor, há oito anos, do novo Código de Estrada, mais rígido em comparação com o anterior.

O Comando- Geral da Polícia Nacional criou, há sete anos, destacamen­tos de de prevenção rodoviária e apoio a vítimas de acidentes de viação nas principais estradas nacionais.

O destacamen­to é integrado por efectivos dos órgãos operativos do Ministério do Interior e por técnicos da Saúde. O primeiro destacamen­to foi instalado no Morro do Binda, localizado na províncua do Cuanza-Norte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola