Jornal de Angola

Alimentos mais consumidos no Brasil contêm veneno

-

Análise de 12 alimentos comuns nas dietas dos brasileiro­s revelou resíduos de pesticidas em 60 por cento das amostras e vestígios do uso ilegal de agrotóxico­s em mais de um terço do material.

A lista de itens contaminad­os inclui arroz, feijão, banana, mamão, laranja, tomate, café e pimentão.

O estudo foi uma iniciativa do Greenpeace. A organizaçã­o adquiriu 113 quilos de 12 variedades de alimentos, entre os dias 1 1 e 1 3 de Setembro, em centrais de abastecime­nto de São Paulo e de Brasília.

As amostras obtidas foram analisadas pelo Laboratóri­o de Resíduos de Pesticidas (LRP) do Instituto Biológico de São Paulo, l i gado ao governo do estado.

Os 113 quilos de alimentos foram divididos em 50 amostras, das quais 30 continham resíduos de agrotóxico­s. Desse total, 18 apresentav­am algum tipo de irregulari­dade, como a presença de agrotóxico­s proibidos no Brasil, que não são permitidos para determinad­as culturas, ou em concentraç­ões superiores à máxima estipulada pela legislação. No total, 13 amostras apresentav­am agrotóxico­s proibidos para aquela cultura específica. Três amostras continham agrotóxico­s permitidos, mas e m n í ve l s u p e r i o r a o máximo permitido.

Análise de 12 alimentos comuns na dieta dos brasileiro­s revelou resíduos de pesticidas em 60 por cento das amostras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola