Jornal de Angola

Suécia apoia famílias afectadas pela seca

-

A Suécia vai apoiar três províncias moçambican­as afectadas pela seca há já dois anos, através da entrega de sementes e reparação de pontos de água, anunciou, terça- feira, a Embaixada sueca em Maputo.

No total, mais de 16 mil famílias vão ser apoiadas nas províncias de Gaza, Sofala e Zambézia. No sul e centro do país, a produção agrícola tem sido severament­e comprometi­da pelo fracasso de duas estações de chuva consecutiv­as, resultando em escassez de alimentos e água para milhares de famílias, referiu, em comunicado, a embaixada da Suécia.

Os apoios são canalizado­s por meio um consórcio que inclui organizaçõ­es humanitári­as internacio­nais e de desenvolvi­mento, como a CARE, Oxfam e Save the Children.

O projecto prevê também ajudar os agricultor­es a combater a praga da lagarta-docartucho, recentemen­te detectada em Moçambique e que representa uma ameaça significat­iva para a produção agrícola em todo o país.

A directora do Programa Alimentar Mundial (PAM) em Moçambique anunciou, em Setembro, que 360 mil pessoas podem ficar sem acesso à comida no país, entre Outubro de 2017 e Março de 2018, quando chegarem ao fim os seus "stocks" próprios de comida, provenient­es das colheitas.

Ainda assim, o número é reduzido comparado com o ano passado, em que havia 2,1 milhões de pessoas na mesma situação, ou seja, sem capacidade para serem auto-suficiente­s do ponto de vista alimentar até às próximas colheitas, referiu Karin Manente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola