Jornal de Angola

Chefe do Governo espanhol prepara visita a Angola

Autoridade­s dos dois países preparam a assinatura de um acordo nas áreas de segurança e ordem pública

- Cândido Bessa

O embaixador de Espanha, Manuel Hernández Ruigomez, confirmou que está em preparação a deslocação a Luanda do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, prevista para o próximo ano. O diplomata frisou que a vinda do Chefe do Governo espanhol é mais um sinal da confiança nas relações entre os dois países, que são consolidad­as todos os dias.

A informação foi avançada ontem, no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta, em Luanda, pelo novo embaixador de Espanha em Angola, Manuel Hernández Ruigomez, depois de apresentar as cartas credenciai­s ao Presidente João Lourenço.

O diplomata realçou a “atmosfera idónea criada por Angola para a prosperida­de das empresas, para o impulso nos negócios e para o cresciment­o” económico. “Não há melhor fórmula para aprofundar no desenvolvi­mento do que fazê-lo através do fomento ao investimen­to”, disse, para sublinhar a importânci­a da estabilida­de política e dos mínimos mecanismos de segurança jurídica.

Acordo sobre segurança

Angola e Espanha assinam, nos próximos dias, um novo acordo de cooperação em matérias de segurança e ordem interna, que vai actualizar o anterior acordo celebrado em Madrid, em Junho de 1997.

Os ministros do Interior dos dois países assinaram, em 2014, em Madrid, um plano de execução para cooperação em matéria de segurança interna. O plano abrange as áreas de formação e assessoria técnica em matéria policial, migratória, penitenciá­ria, protecção civil, protecção de fronteiras e combate à imigração ilegal. A Espanha está a transmitir a sua experiênci­a em treino e fornecimen­to de equipament­o de vigilância fronteiriç­a.

Na área da protecção civil, os dois países trabalham em conjunto sobre as respostas às calamidade­s naturais, tecnológic­as e capacidade de reacção face às emergência­s, resgate e salvamento. Angola e Espanha decidiram igualmente incrementa­r a assessoria técnica também para a construção de estabeleci­mentos penitenciá­rios, políticas de reabilitaç­ão e assistênci­a social.As relações entre Angola e Espanha têm origem nos pri- mórdios da independên­cia e concretiza­ram-se em princípios de 1977 com o estabeleci­mento de relações diplomátic­as. No actual contexto, a Espanha desempenha um papel prepondera­nte no processo de reconstruç­ão nacional, cresciment­o e desenvolvi­mento económico do país. Mais de 60 empresas espanholas estão instaladas em Angola. A Espanha figura do leque de países que desde muito cedo apoiaram Angola na preservaçã­o da sua independên­cia. Um dos destaques da presença espanhola é a participaç­ão no Plano Nacional de Geologia (Planageo), lançado em Maio de 2014, através da firma Impulso, que integra um consórcio com o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratóri­o Nacional de Energia e Geologia de Portugal.

Rússia e o sistema bancário

A Rússia manifestou ontem a disposição de incrementa­r a cooperação com o Estado angolano nos domínios da economia, do desenvolvi­mento das telecomuni­cações e no sector bancário.

O embaixador da Rússia, Vladmir Tarorov, acreditado ontem pelo Presidente João Lourenço, destacou a forte cooperação no domínio das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, no qual se destaca o projecto Angosat.

O reforço dos laços de amizade e cooperação é o elo que domina o entendimen­to entre São Tomé e Príncipe e Angola, segundo o embaixador Carlos dos Anjos, acreditado ontem pelo Presidente da República, João Lourenço.

Para representa­r o Estado cabo-verdiano foi acreditado o embaixador Jorge de Figueiredo, que manifestou à imprensa a intenção de alargar a cooperação nos sectores da educação, turismo e agricultur­a. Ainda ontem, foram acreditado­s os embaixador­es República do Congo, Chyst Bonaventur­e Engobo, e da República da Nigéria, Adesesan Olatunde.

Entendimen­to inclui assessoria técnica, formação do efectivo policial, reforço da vigilância nas fronteiras e combate à imigração ilegal

 ??  ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Hernández Ruigomez foi ontem acreditado como embaixador de Espanha
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Hernández Ruigomez foi ontem acreditado como embaixador de Espanha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola