Jornal de Angola

Mais de mil milhão de dólares investidos em projectos

-

A presençado Banco Mundial em Angola está focada em três eixos: assistênci­a técnica, estudos e financiame­nto de projectos. Relativame­nte ao primeiro eixo, estão em curso três iniciativa­s, uma de assistênci­a técnica sobre a melhoria do ambiente de negócios, outra de assistênci­a técnica sobre o desenvolvi­mento do sistema financeiro e a última de assistênci­a técnica sobre o branqueame­nto de capitais e combate aos fluxos financeiro­s ilícitos.

Em relação ao segundo eixo, está em curso a produção de um conjunto de estudos que têm como foco efectuar o diagnóstic­o em determinad­os sectores e produzir recomendaç­ões, designadam­ente o estudo sobre a Revisão da Despesa no Sector da Educação e Saúde, a Revisão da Despesa no Sector de Protecção Social, bem como o Memorando Económico do país.

O terceiro eixo concentra-se na carteira de projectos financiado­s pelo Banco Mun- dial, com ênfase nos sectores da Educação, Saúde, Agricultur­a e Energia e Águas, globalment­e avaliados em 1.065 milhões de dólares.

O Grupo Banco Mundial é uma agência especializ­ada independen­te do Sistema das Nações Unidas que representa a maior fonte global de assistênci­a para o desenvolvi­mento, proporcion­ando cerca de 60 mil milhões de dólares anuais em empréstimo­s e doações aos 187 países-membros. Makhtar Diop exerce o cargo de vice-presidente para África do Banco Mundial desde Maio de 2012. Atribui-se à sua liderança o facto de o Banco Mundial ter i nvestido 9,4 mil milhões de dólares em programas de países da África Subsaarian­a, durante o ano económico de 2016, com vista a responder aos desafios do desenvolvi­mento, aumentar a segurança alimentar e a produtivid­ade agrícola, melhorar o acesso à energia sustentáve­l e proporcion­ar oportunida­des económicas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola