Jornal de Angola

Terrenos livres de explosivos na agricultur­a

-

Várias áreas antes minadas estão a ser preparadas para projectos agrícolas e servirem de reservas fundiárias do Estado. As áresas, localizada­s no município do Cuando Cubango, foram desminadas no quadro do processo de em curso no país pela ONG “HALLO TRUST”.

A ONG procedeu, nos últimos nove meses, à destruição de 1.093 minas antipessoa­is nos municípios de Menongue e Cuito Cuanavale, p r oví n c i a d o Cuando Cubango. Os dados foram divulgados ontem, na cidade de Menongue, pelo gestor da referida ONG no Cuando Cubango, José António, quando procedia ao balanço das acções realizadas no período em referência.

Em declaraçõe­s à imprensa, José António disse que também foram destruídas 16 minas anti-tanque e 25 engenhos não detonados, numa área de 403.357 quilómetro­s quadrados.

José António informou que a nível do município de Menongue foram destruídas 204 minas anti-pessoal e sete engenhos explosivos não detonados numa área de 109.401 quilómetro­s quadrados.

A ONG “HALLO TRUST” possui 76 funcionári­os, dos quais 50 ligados à área de operações e 26 na administra­ção, número considerad­o insuficien­te para acudir às necessidad­es da província.

A ONG está também a reforçar as acções de sencibiliz­ação contra as minas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola