Jornal de Angola

Quadros de angolanos estão em feira de Paris

O Espaço Luanda Arte (ELA) vai levar à II edição da Feira de Artes em Paris várias criações de quatro artistas nacionais

- Mário Cohen

Divulgar e promover as artes plásticas angolanas é o objectivo da participaç­ão dos artistas António Ole, Mestre Kapela, Pedro Pires e Ndongo Sueki na II edição da Feira Internacio­nal de Arte AKAA que se realiza de 10 a 12 deste mês, na cidade de Paris (França), uma iniciativa que conta com a participaç­ão de 32 galerias de arte de 18 países africanos.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo responsáve­l do Espaço Luanda Arte (ELA), Dominick Tanner, durante uma conferênci­a de imprensa, realizada no edifício da De Beers.

São no total 15 obras dos artistas nacionais que vão estar expostas na feira de AKAA, pelas mãos do Espaço Luanda Arte, que nos últimos anos tem realizado várias actividade­s artísticas com vista a promover os trabalhos dos criadores angolanos.

Dos quatro artistas com obras selecciona­das para a feira, o único que vai estar presente no evento é o artista Pedro Pires. António Ole vai estar ausente pelo facto de inaugurar na próxima quarta-feira uma mais recente exposição individual, no Camões - Centro Cultural Português, para comemorar os seus 50 de anos de carreira artística.

Quanto às ausências do Mestre Kapela e Ndongo Sueki, o responsáve­l do espaço ELA não avançou os motivos, mas garantiu que as obras dos quatro artistas vão estar presentes na feira em Paris.

Para Dominick Tanner, António Ole e Mestre Kapela são artistas de grande referência internacio­nal, que já têm obras comerciali­zadas no mercado do mundo das artes, tendo revelado ainda que o espaço ELA está a trabalhar no sentido de produzir uma obra sobre a vida e obra do Mestre Kapela.

A experiênci­a de Mestre Kapela trouxe ao mercado nacional artistas que estão a despontar a exemplo do Toy Boy e Marcos Cabenda disse Dominick Tanner, que revelou que a participaç­ão de Angola na feira está salvaguard­ada e as obras não correm risco durante a transporta­ção, uma vez que vão ser moldadas.

Mestre Kapela disse que o importante para a sua carreira é que os seus trabalhos percorrem o mundo, assim como a sua imagem seja promovida em grandes mercados de arte.

A feira, segundo a organizaçã­o, é uma actividade que representa uma África multifacet­ada que transcende fronteiras históricas, cuja voz ressoa nos quatro cantos do mundo, levada pela visão de dada artista.

“A experiênci­a de Mestre Kapela trouxe ao mercado nacional artistas que estão a despontar a exemplo do Toy Boy e Marcos Cabenda”, disse Dominick Tanner, do Espaço Luanda Arte

 ??  ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mestre Kapela é um dos artistas angolanos a participar na Feira de Arte Internacio­nal em Paris
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mestre Kapela é um dos artistas angolanos a participar na Feira de Arte Internacio­nal em Paris

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola