Jornal de Angola

Histórico do futebol desceu de divisão

- António de Brito

Histórico do futebol angolano, o ASA desceu de divisão, ao ser goleado pelo Académica do Lobito, por 4-1. A par do 1º de Agosto, o ASA era o único clube que tinha participad­o em todas as edições do Girabola. A última jornada, que termina hoje, assistiu também à descida de divisão das equipas do Santa Rita do Uíge e do Progresso da Lunda-Sul.

À quarta foi desta vez. O ASA, histórico e totalista do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª Divisão (Girabola Zap), é relegado, 38 anos depois, para o segundo escalão, ao ser goleado ontem pela Académica do Lobito, por 4-1, no Estádio do Buraco.

Com o apoio do público, e a pensar na manutenção, a Académica entrou a pressionar, levando sempre perigo à baliza contrária. Com maior percentage­m de posse de bola, os estudantes lobitangas não davam a menor possibilid­ade de os aviadores meditarem no jogo. Ao aproveitar uma falha dos centrais do ASA, Germano colocou em vantagem a Académica, aos 11 minutos.

A seguir ao tento, o ASA reorganizo­u-se e passou a atacar mais a baliza adversária, já que a permanênci­a passava por uma vitória. Nos derradeiro­s minutos, a Académica passou por um período de sufoco.

No segundo tempo foi o tudo ou nada. Em ataques planeados, a Académica aparecia com facilidade frente à baliza do ASA, procurando o golo da tranquilid­ade, que surgiu através de Bruno, aos 49 minutos. Bena reduziu para o ASA, aos 54 minutos.

Melhores na abordagem do jogo, os “estudantes”não cruzaram os braços e ampliaram o resultado com “bis” de Cadu, aos 92 e 94 minutos, para gáudio dos seus adeptos No ano de estreia, o JGM do Huambo garantiu igualmente a permanênci­a, ao derrotar o Recreativo da Caála, por 1-0, no Estádio do Ferrovia. Aos 67minutos, Nilton substituiu Bernabé, para fazer o golo da manutenção, já no tempo de compensaçã­o (97’).

O Progresso da LundaSul derrotou o Desportivo da Huíla, por 1-0, no Estádio do Ferrovia, na cidade do Lubango, com golo solitário de Leonel, aos 51 minutos.

Depois de ser despromovi­do, por má utilização de Cabibi, o Progresso da LundaSul apresenta amanhã o recurso à Federação Angolana de Futebol (FAF).

No Dundo, o Sagrada conservou o terceiro lugar, após vitória sobre o Libolo, por 10, com Guedes a marcar, aos 12 minutos. Frente aos libolenses, os “diamantífe­ros” alcançaram o 12º triunfo caseiro, contra uma derrota e dois empates.

O Santa Rita despediuse com vitória sobre o Progresso Sambizanga, por 2-1, no Estádio 4 de Janeiro.

A perderem, por 1-0, os “católicos” puxaram dos galões e inverteram o resultado a seu favor. FC Bravos do Maquis e Interclube empataram (1-1) no Estádio Mundundule­no,

Os “maquisarde­s” adiantaram-se no marcador, mas os “polícias” restabelec­eram a igualdade .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola