Jornal de Angola

Detidos três mil imigrantes ilegais

-

A Polícia Nacional e o Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME) detiveram na Lunda-Norte 2.884 imigrantes em situação ilegal da RDC nos meses de Setembro e Outubro deste ano.

A informação foi avançada ontem pelo director de Marketing, Comunicaçã­o e Imprensa da delegação provincial do Ministério do Interior, Rodrigues Zeca, no encontro de balanço da primeira fase da “Operação Luembe”, realizado no município de Cambulo.

Rodrigues Zeca explicou que os imigrantes, dos quais 10.128 decidiram regressar voluntaria­mente ao país de origem, sentiram-se forçados a abandonar as zonas de reserva mineira fruto da pressão exercida pelas forças no terreno.

Do total de imigrantes regressado­s ao país de origem, 374 são mulheres acompanhad­as de 127 crianças de ambos os sexos, informou o inspector chefe Rodrigues Zeca, dando a conhecer que a “Operação Luembe”, com objectivo de combater a imigração e garimpo ilegal nas zonas de reserva mineira, vai estender-se gradualmen­te aos dez municípios . A “Operação Luembe” incidiu sobre a localidade do Cossa, no município do Cambulo, área concedida ao projecto Tchitotolo, onde foram apreendido­s vários meios de exploração semiindust­rial de diamantes, pertencent­es a cooperativ­as declaradas ilegais pelas autoridade­s locais.

 ??  ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Agentes actuaram nas zonas diamantife­ras
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Agentes actuaram nas zonas diamantife­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola