Jornal de Angola

Chanceler Merkel mantém optimismo

-

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse ontem que continua optimista quanto à possibilid­ade de concluir um acordo de coligação com liberais e ecologista­s, apesar de uma primeira ronda de conversaçõ­es ter sido concluída sem progressos visíveis.

A União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, no poder há 12 anos, venceu as legislativ­as de 24 de Setembro com 33 por cento, ficando aquém da maioria, e anunciou negociaçõe­s para uma coligação com o Partido Liberal (10,7 por cento) e os Verdes (8,9 por cento).

Nas últimas duas semanas, negociador­es dos três partidos tentaram encontrar pontos em comum em questões como imigração e refugiados, protecção ambiental e agricultur­a.

Em breves declaraçõe­s à imprensa, na sexta-feira, antes de se reunir com os líderes dos outros partidos, Merkel admitiu que há “discussões difíceis” pela frente: “Mas ainda acredito que podemos atar as pontas soltas se fizermos um esforço e de uma forma que permite a cada parceiro enfatizar a sua identidade e que é positiva para todo o país”, disse a chanceler alemã.

O líder do Partido Liberal, Christian Lindner, explicou que os partidos já apresentar­am as posições em que divergem e, “na segunda fase das negociaçõe­s, vão construir pontes”.

 ??  ?? JOHN MACDOUGAL | AFP Partido de Angela Merkel negoceia acordo de governo
JOHN MACDOUGAL | AFP Partido de Angela Merkel negoceia acordo de governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola