Jornal de Angola

Puigdemont nega fuga e diz que é candidato

Governo de Espanha mantém mandado de captura europeu contra o presidente destituído catalão

-

O ex-presidente do Governo Regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse na sexta-feira que “não fugiu” da Justiça espanhola e que quer ser candidato, “mesmo no exterior”, nas eleições autónomas catalãs convocadas para o próximo dia 21 de Dezembro.

“Estou disposto a ser candidato, mesmo no exterior”, afirmou o político catalão em entrevista à emissora de televisão pública francófona “RTBF”, citada pela Efe.

O ex-presidente catalão, que afirma também que está na Bélgica para preparar a sua defesa, acrescento­u que espera que “as eleições de 21 de Dezembro possam se desenvolve­r da maneira mais normal possível”.

“Não é com um governo na prisão que essas eleições podem ser neutras, independen­tes, normais”, argumentou. Após a declaração unilateral de independên­cia realizada pelo Parlamento Regional catalão há uma semana, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou a implementa­ção do artigo 155 da Constituiç­ão espanhola para retornar à legalidade e, entre as suas medidas, convocou eleições autónomas na Catalunha para o próximo dia 21 de Dezembro.

O Ministério Público espanhol pediu esta semana a emissão de um mandado de captura europeu para deter Puigdemont e os quatro ex-conselheir­os que estão consigo na Bélgica.

 ??  ?? LLUIS GENE | AFP Carles Puigdemond é acusado de crimes de rebelião e desvio de fundos públicos
LLUIS GENE | AFP Carles Puigdemond é acusado de crimes de rebelião e desvio de fundos públicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola