Jornal de Angola

Saad Hariri anuncia demissão do cargo

-

O primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, anunciou ontem a renúncia ao cargo, numa decisão inesperada, depois de acusar o movimento xiita Hezbollah e o seu aliado iraniano de “controlo” sobre o Líbano e recear ser assassinad­o.

“Anuncio a minha demissão do cargo de primeiromi­nistro”, declarou Saad Hariri, durante uma visita à Arábia Saudita, numa declaração transmitid­a pelo canal televisivo Al-Arabiya, com sede no Dubai, e reproduzid­a por televisões locais e pela agência oficial NNA. Na sua declaração, Saad Hariri criticou o Irão e o grupo xiita que fazem parte do Governo que liderou até agora.

A demissão de Saad Hariri ocorre um ano depois da sua nomeação para o cargo.

“Sinto que a minha vida está em risco”, disse o político que afirmou que o Líbano vive uma situação semelhante àquela que existia em 2005 antes do assassinat­o do seu pai, Rafik Hariri, ex-primeiro-ministro. Quatro membros do Hezbollah foram relacionad­os com esta morte.

O Hezbollah é um aliado importante do governo do Presidente Bashar al-Assad na guerra na vizinha Síria. É apoiado por Teerão e é o único partido libanês a ter mantido as suas armas depois do fim da guerra civil no Líbano, entre 1975 e 1990, o que é um ponto de discórdia no país.

“O Irão tem um controlo sobre o destino dos países da região (...) O Hezbollah é o braço do Irão não somente no Líbano, mas também nos outros países árabes”, denunciou Saad Hariri.

 ??  ?? HANDOUT DALATI AND NOHRA | AFP Chefe do Governo libanês recea tentativa de assassinat­o
HANDOUT DALATI AND NOHRA | AFP Chefe do Governo libanês recea tentativa de assassinat­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola