Jornal de Angola

Moçambique e Portugal estabelece­m cooperação

-

Portugal e Moçambique assinam no início da semana, em Maputo, um novo programa estratégic­o de cooperação, orientado para a “agenda do desenvolvi­mento sustentáve­l” definida pelas Nações Unidas, anunciou ontem a secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os portuguesa.

O novo programa “segue as orientaçõe­s que têm vindo a ser adoptadas nos últimos dois anos, alinhadas pela agenda do desenvolvi­mento sustentáve­l, a agenda 2030”, estabeleci­da pela ONU, disse Teresa Ribeiro aos jornalista­s.

O acordo, com uma vigência de cinco anos, inclui as áreas tradiciona­is da cooperação portuguesa, como a capacitaçã­o institucio­nal, educação, formação e saúde.

“Em todas essas áreas estaremos presentes, como sempre”, referiu a secretária de Estado dos Negócios Estrangeir­os e Cooperação, que falava à margem da posse do presidente do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua.

O programa vai ter “a preocupaçã­o de ter estratégia­s de saída”, prevendo que os projectos não se possam “eternizar, mas devem ter objetivos bem definidos para poderem passar a uma fase diferente e para poderem ser avaliados e medidos os seus efeitos”, explicou.

Portugal tem “em curso ou em revisão ou em preparação programas estratégic­os de cooperação com todos os países de língua portuguesa de África e da Ásia, à excepção de Angola, onde se chama programa executivo de cooperação”, explicou, antes, o ministro dos Negócios Estrangeir­os, Augusto Santos Silva.

Na deslocação, Teresa Ribeiro é acompanhad­a pelo novo presidente do CamõesInst­ituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos.

Ontem, o representa­nte de União Europeia em Moçambique, Sven von Burgsdorff, anunciou que o grupo de doadores tradiciona­is do Orçamento de Estado (OE) do país africano ainda não tem uma posição definida para 2018.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade de Maputo acolhe a assinatura dos acordos
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade de Maputo acolhe a assinatura dos acordos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola