Jornal de Angola

Solicitada a reabertura do Hospital Regional

- Matias Costa

A população do município do Cuemba, 162 quilómetro­s do Cuito, pede a entrada em funcioname­nto do Hospital Regional, para atender vários casos de saúde que apoquentam os munícipes.

A preocupaçã­o dos munícipes foi manifestad­a durante a visita de trabalho efectuada pelo governador provincial do Bié, Boavida Neto àquela parcela do país.

Construído há mais de três anos, o hospital regional do Cuemba está projectado para internar 170 pacientes, dispõe de dois blocos operatório­s e outros serviços.

Devido à sua posição geográfica, a unidade hospitalar pode atender as populações de alguns municípios das províncias de Malanje, Cuando Cubango, Moxico e Lunda-Sul. O governador Boavida Neto, ao constatar o estado actual da infraestru­tura, prometeu solicitar ao Governo central para tomar uma decisão em relação ao apetrecham­ento e admissão do quadro de pessoal.

“Se compreende­rmos a grande importânci­a da saúde para as populações daquela região, a entrada em funcioname­nto do hospital deve constituir prioridade na materializ­ação dos programas do Executivo”, afirmou Boavida Neto.

Sobre as responsabi­lidades da imobilidad­e do hospital, o governador garantiu que vai solicitar a intervençã­o do Ministério da Saúde para que se tome uma decisão, visto que este "ministério" tem o domínio de todo o dossier. “Não interessa ter um grande hospital sem efeitos benéficos às necessidad­es do cidadão”.

 ??  ?? ARIMATEA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Muitos casos são evacuados para hospitais de outras áreas
ARIMATEA BAPTISTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Muitos casos são evacuados para hospitais de outras áreas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola