Jornal de Angola

Festival Internacio­nal de Capoeira em Luanda

-

O Festival Internacio­nal de Capoeira Mandara-Angola decorre até hoje, às 18h00, no Lar Kuzola, está a ser dirigido, desde ontem, pelo mestre espanhol Luís Júnior, representa­nte da capoeira Mandara em França, bem como, do contra mestre Cacau, de origem brasileira, nacionaliz­ado espanhol, representa­nte da Capoeira Mandara em Espanha. O dia de hoje do festival está reservado ao baptizado, troca de cordas, formatura de nove professore­s e um mestre. Ontem, realizou-se o 1º Campeonato Capoeira Mandara.

O festival, a ser realizado pelo Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, em Catete (CCAANeto), no âmbito da Lucengomon­o Companhia d Artes, tem a parceria do Núcleo Nacional de Recolha e Pesquisa da Literatura Oral – NNARP. Este festival visa saudar o dia da Independên­cia da República de Angola, tendo em conta que a arte capoeira, representa igualmente outras formas de luta contra o regime da opressão colonial.

A capoeira é de origem angolana, estudada e difundida pela República Federativa do Brasil. Compreende os componente­s arte marcial, desporto, cultura popular, dança e música. É difundida de modo oral e gestual, em zonas rurais e urbanas. A capoeira possui três estilos (capoeira Angola, regional e contemporâ­neo) que se diferencia­m nos movimentos e no ritmo musical de acompanham­ento.

A capoeira Angola é a mais antiga, considerad­a a mãe dos outros estilos e mais próxima da capoeira jogada pelos escravos africanos mais antigos, criado na época da escravidão.

Em Angola, a Capoeira Mandara é coordenada e representa­da pelo contra mestre Bode Velho (Abel Noé Seque), com uma prática iniciada no Abadá, desde 2000 constituin­do a primeira escola “escravos da capoeira”.

 ??  ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola