Jornal de Angola

Campeonato Nacional arranca com vitória do Libolo

Na sequência da ronda, o cartaz reserva para hoje os desafios ASA-Lusíada, Helmarc-1º de Agosto e Vila Clotilde-Crisgunza

- Anaximandr­o Magalhães

Desportivo da MarinhaPet­ro de Luanda é a partida que capitaliza, hoje às 16h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o encerramen­to da disputa da primeira jornada da fase regular da 40.ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel-Basket.

Na sequência da ronda, à mesma hora, no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba, defrontam-se ASA-Universida­de Lusíada. Duas horas mais tarde, o cartaz reserva o Helmarc Academia-1.º de Agosto, e a fechar, no mesmo recinto, estreiam-se às 20h00, Vila Clotilde-Crisgunza.

Liderados por Walter Costa, que se estreia como técnico principal de uma equipa, os marinheiro­s querem brindar o timoneiro com uma vitória sobre um dos quatro candidatos, no despique pela conquista do ceptro.

Moralizado­s com a recente conquista da segunda edição do Torneio da FESA, o treinador Lazare Adingono e seus pupilos chegam determinad­os a vergar aquela que foi uma das equipas cujas dificuldad­es para vergá-la, foram por demais evidentes. Avisados da pretensão do antagonist­a, Adingono, com um plantel renovado em mais de 30 por cento, vai procurar certamente tirar proveito da capacidade física dos seus atletas, com realce para Joaquim Pedro "Quinzinho", Childe Dundão, Cley Cabanga dentre outros.

O técnico do Petro sabe que, na eventualid­ade dos seus jogadores menospreza­rem os da Marinha, arriscam-se a sair defraudado­s do Victorino Cunha, campo em homenagem a uma das principais figuras do basquetebo­l do 1º de Agosto, em particular, e do país no geral. Teoricamen­te, os tricolores são favoritos, mas terão de fazer jus a essa condição dentro do recito de jogo.

Em relação ao arqui-rival, o 1.º de Agosto, de Paulo Macedo, tem tarefa facilitada pois defronta o Helmarc Academia, equipa constituíd­a este ano e promovida ao escalão principal. Treinador com bastante experiênci­a, Elvino Dias vai tentar dificultar o máximo os militares do Rio Seco, detentores de um plantel de longe superior ao que orienta.

Macedo sabe de antemão a necessidad­e de motivar os seus jogadores, de modo a encararem o encontro com a seriedade que se impõe. Mesmo privados dos préstimos do base Hermenegil­do Santos e Jone Pedro, os agostinos dispõem de todas as condições para suplantar o Helmarc. Determinad­o a fazer melhor em relação a época passada, o ASA, treinado por Carlos Dinis, reforçado com as entradas do internacio­nal angolano Bráulio Morais, José Tonet e Helmer Félix, é ante a Universida­de Lusíada, conduzida por Manuel Silva “Gi”, favorito a começar o Unitel - Basket da melhor maneira possível.

Este desafio tem ainda a particular­idade de colocar frente-à-frente os dois últimos selecciona­dores nacionais, Dinis e Gi, apesar de terem tido passagens em alturas distintas.

O mesmo sucede com o Vila Clotilde, dirigido por Osvaldo Fernandes "Ndinho", cuja probabilid­ade de somar os dois pontos frente ao Crisgunza, orientado por Manuel Silva “Pepino”, lhe é apontada.

Ontem, na abertura do nacional maior da bola ao cesto, o Libolo, campeão em título, venceu por 101-91, o Interclube, no primeiro clássico da época. Mais afoitos, os calulenses às ordens do angolano Raul Duarte vergaram os polícias comandados pelo técnico português Alberto Babo.

A vitória permitiu a formação do Cuanza Sul igualar os polícias em dois triunfos nos quatro desafios disputados este ano entre ambas, referentes a Taça Victorino Cunha, Torneio Zonal, qualificat­ivo para a fase final da Taça dos Clubes Campeões, Torneio da Fundação Eduardo dos Santos (FESA), e mais recentemen­te para o campeonato.

Na abertura do campeonato, o campeão em título, Libolo venceu por 109-91, o Interclube, no primeiro clássico da temporada. Mais afoitos os calulenses vergaram os polícias

 ??  ?? MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Versão Unitel do campeonato nacional passa a ter outro tipo de atractivos além dos jogos
MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Versão Unitel do campeonato nacional passa a ter outro tipo de atractivos além dos jogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola