Jornal de Angola

Estados Unidos atacam rebeldes na Somália

-

Os Estados Unidos lançaram, na sexta-feira, pela primeira vez, dois ataques aéreos contra combatente­s fiéis ao Estado Islâmico na Somália, de que resultaram “vários terrorista­s mortos”, anunciou o comando norte-americano em África.

Em comunicado, citado pela agência Associated Press, o comando americano refere que os ataques foram realizados no nordeste da Somália, em coordenaçã­o com o Governo local.

Os ataques tiveram como objectivo atingir os combatente­s do Estado Islâmico na Somália, onde o grupo terrorista é uma presença cada vez mais constante, num país que é há muito tempo ameaçado pelo grupo extremista Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda.

Fontes oficias locais, citadas pela Associated Press, confirmara­m os ataques, referindo que pelo menos seis mísseis atingiram a zona montanhosa de Buga, no estado de Putland. “Vários terrorista­s foram abatidos”, confirmara­m as fontes em entrevista à Associeted Press. Um autarca de Qandala, uma cidade próxima da região montanhosa de Buqa, também confirmou o ataque aéreo americano contra posições do Estado Islâmico.

Os combatente­s do Estado Islâmico representa­m uma ameaça crescente na zona de Putland, onde reivindica­ram um atentado em Maio, com um ataque suicida que causou pelo menos quatro mortos. O grupo extremista somali Al-Shabab foi considerad­o o responsáve­l pelo ataque mais mortífero na Somália, que ocorreu recentemen­te, causando mais de 350 mortos na capital Mogadíscio, o que levou o Presidente da Somália a declarar o “estado de guerra” em todo o país.

No passado, aviões de combate e drones dos Estados Unidos já tinham levado a cabo ataques que tinham como alvo o grupo extremista somali Al-Shabab, cujas acções têm visado tanto as populações civis como as autoridade­s do Governo Federal, forças de segurança locais e em particular as forças da Missão da União Africana (UA), integradas, maioritari­amente, por oficiais e soldados ugandeses e burundeses.

 ??  ?? MOHAMED ABDIWAHAB | AFP Grupo Al Shabab e Estado Islâmico culpados de atentados
MOHAMED ABDIWAHAB | AFP Grupo Al Shabab e Estado Islâmico culpados de atentados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola