Jornal de Angola

Donald Trump inicia primeira viagem à Ásia

-

O Presidente dos Estado Unidos, Donal Trump, chega hoje ao Japão, no início de um périplo pela Ásia. Nesta sua primeira deslocação ao continente asiático, Donald Trump tem em agenda o compromiss­o de aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte para que abandone os seus programas nucleares e de mísseis balísticos. Os Estados Unidos da América insistem no agravament­o das sanções .

O Presidente norte-americano, Donald Trump, chega hoje ao Japão, no quadro da sua primeira viagem pela Ásia, num périplo centrado no problema norte-coreano e no comércio.

As autoridade­s japonesas tomaram medidas excepciona­is de segurança, para receber o estadista norteameri­cano. Durante esta viagem de trabalho, a primeira ao arquipélag­o desde que assumiu a Presidênci­a em Janeiro, Trump deverá manter vários encontros com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, bem como com os imperadore­s. Tóquio acredita que esta “histórica visita” - a mais longa de um Presidente dos EUA à região - sirva para consolidar “a química” que ambos os líderes exibiram em anteriores encontros e para “aprofundar as relações de confiança”, disse um alto funcionári­o do Ministério dos Negócios Estrangeir­os num encontro com jornalista­s.

Para ilustrar a fluidez das relações, a mesma fonte sublinhou que Trump e Abe mantiveram 16 conversaçõ­es por telefone desde que Trump chegou ao poder, além de três encontros bilaterais.

O principal tema da agenda é “reafirmar o compromiss­o comum para aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte”, com o objectivo de que o Governo desse país abandone os seus programas nucleares e de mísseis balísticos, vistos como uma ameaça crescente por Washington e Tóquio, disse o funcionári­o nipónico.

Os dois líderes vão reforçar a cooperação “em assuntos regionais mais amplos”, anunciou o diplomata.

 ?? BRENDAN SMIALOWSKI | AFP ?? Presidente americano vai reafirmar acordo de cooperação
BRENDAN SMIALOWSKI | AFP Presidente americano vai reafirmar acordo de cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola