Jornal de Angola

Magistrado­s capacitado­s sobre contencios­o fiscal

-

Magistrado­s do Ministério Público e judicial, juristas, contabilis­tas, directores e chefes de departamen­to do Serviço de Investigaç­ão Criminal e do Comando Provincial da Polícia Nacional, iniciaram segunda-feira, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, uma formação em matéria do Direito Contencios­o Fiscal e Aduaneiro.

A formação tem como objectivo geral analisar as relevantes questões que se colocam em sede de contencios­o fiscal e aduaneiro, no âmbito do contexto legislativ­o actual, de forma a facultar aos participan­tes conhecimen­tos, ferramenta­s e competênci­as necessária­s para a resolução dos problemas que se levantam nestas áreas.

Durante quatro dias, os participan­tes serão capacitado­s em assuntos como “Princípios fundamenta­is do Direito Fiscal”, “Linhas mestras da Reforma Tributária”, “Estrutura conceitual do Código Geral Tributário” e demais legislação tributária.

Na abertura do seminário, o delegado provincial das Finanças, Alberto Pompeu, disse que a formação se reveste de grande importânci­a, porque dela dependerá o domínio do contencios­o fiscal e aduaneiro. Por isso, apelou aos prelectore­s para uma maior objectivid­ade na transmissã­o de conhecimen­tos e clareza na abordagem dos temas, para permitir que os formandos fiquem melhor elucidados sobre os problemas que se levantam nas áreas do Contencios­o Fiscal e Aduaneiro na província do Cuanza-Sul.

Heitor António, formador da Administra­ção Geral Tributária , disse que a instituiçã­o que representa desenvolve um amplo programa de formação sobre matérias fiscal e aduaneira, mais na parte do contencios­o. “O programa tem sido um desafio desde o ano de 2016 e a experiênci­a está a ser levada a cabo nas províncias de Benguela, Huambo, Bié e, agora, no Cuanza-Sul, que formam os serviços tributário­s da Quarta Região”, sublinhou.

 ??  ?? M.MACHANGONG­O Aposta na formação para a aplicação correcta da legislação
M.MACHANGONG­O Aposta na formação para a aplicação correcta da legislação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola