Jornal de Angola

Malária no Cunene com milhares de casos

-

As unidades sanitárias da província do Cunene notificara­m, de Janeiro a Setembro deste ano, 63.065 novos casos de malária, resultando em 215 óbitos, revelou ontem, em Ondjiva, o director provincial da Saúde.

Mendes Esteves, que avançou o registo do período homólogo do ano passado, disse que os números de casos continuam altos e começam a constituir preocupaçã­o, o que obriga o governo da província a redobrar as medidas de prevenção e combate à doença.

O responsáve­l, que falava durante um acto de lançamento da campanha massiva de distribuiç­ão de mosquiteir­os tratados com insecticid­as, indicou que, para atingir o objectivo nacional de redução em 60 por cento da morbimorta­lidade por malária, até 2020, o governo da província com o apoio de parceiros está a reforçar a implementa­ção das intervençõ­es definidas no plano estratégic­o nacional de prevenção e controlo da malária.

Entre as medidas, citou a campanha universal de distribuiç­ão de mosquiteir­os, a pulverizaç­ão residual intradomic­iliar, a luta anti-larval, o diagnóstic­o precoce, o tratamento precoce dos casos, monitoria, avaliação e vigilância epidemioló­gica.

O responsáve­l disse que não bastam as medidas e lembrou que para a educação para a saúde é importante o reforço da colaboraçã­o e o envolvimen­to da população no combate à malária.

“Hoje está a ser lançada uma das intervençõ­es chaves de prevenção da malária, que é a campanha de distribuiç­ão de mosquiteir­os”, destacou o responsáve­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola