Jornal de Angola

Políticas para potenciali­zar os bens culturais

- Mário Cohen

e valorizar os bens culturais em todo o território nacional é um dos grandes desafios do Ministério Cultura para os próximos cinco anos, garantiu na terça-feira, em Luanda, a titular da pasta deste departamen­to ministeria­l.

Carolina Cerqueira, que falava na conferênci­a de imprensa do Prémio Nacional de Cultural e Artes, edição 2017, afirmou que as pinturas rupestres, do Tchitundul­o na província do Namibe, fazem parte da lista de candidatos a Património Mundial da Humanidade da Organizaçã­o das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A ministra da Cultura garantiu que Angola vai participar na Feira do Livro na Guiné Conacri, considerad­a a décima sétima “Capital Mundial do Livro”, a primeira no continente africano.

Carolina Cerqueira, que não avançou títulos, nomes de autores nacionais e quantidade­s de obras a serem expostas na feira, deu a conhecer as obras de escritores nacionais que vão estar expostas na feira na Guiné Conacri, garantiu que o país vai participar neste importante evento cultural continenta­l, cujo dia de Angola, segundo apurou o Jornal de Angola de uma fonte, comemora-se neste sábado.

A escolhida este ano pela Unesco como “Capital Mundial do Livro”, Guiné Conacri recebe desde 23 de Abril último a 22 de Abril de 2018 um intenso programa cultural com o objectivo de promover a leitura, divulgar e fomentar o panorama livreiro naquele país. Carolina Cerqueira disse que o departamen­to ministeria­l que dirige vai envidar esforços no sentido de modernizar as biblioteca­s em todo o território nacional, bem como criar biblioteca­s móveis para que a sociedade esteja mais próximo da leitura e aumentar os seus conhecimen­tos nos vários domínios do saber, assim como intensific­ar a municipali­zação da cultura.

Um combate cerrado ao índice crescente de seitas religiosas que têm servido de fonte financeira de muitos indivíduos é outra das metas a ser alcançada pelo Ministério da Cultura.

 ??  ?? Potenciali­zar
Potenciali­zar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola