Jornal de Angola

Criadores enaltecem a evolução das artes

-

A evolução do trabalho dos fazedores de artes, com destaque para o teatro e música, foi enaltecida por artistas na terça-feira, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte.

Em declaraçõe­s à Angop, a propósito da evolução do teatro e da música, o encenador do grupo de teatro Kala Wkimona, Manuel Mateus Clemente, realçou o trabalho desenvolvi­do pelos colectivos locais de arte, sobretudo o teatro destinado a camada infanto-juvenil.

Manuel Clemente reconheceu haver um cresciment­o satisfatór­io do teatro local, justificad­o pela adesão do público nas salas de espectácul­os, bem como pela qualidade das peças exibidas em diferentes espaços.

O encenador salientou que a aceitação se deve a persistênc­ia do trabalho de alguns grupos de teatro, aos encontros com grupos congéneres de Benguela, Luanda e Malanje, com vista a troca de experiênci­a, bem como a formação de actores.

A falta de salas específica­s para a realização de espectácul­os e apoio, sobretudo, dos empresário­s na aposta aos jovens talentosos, segundo o actor, constam entre as principais dificuldad­es com que se debatem os fazedores de artes.

“Como alternativ­a realizamos actividade­s na Casa da Juventude, bem como em quintais com menos condições”, disse.

Manuel Mateus Clemente apelou a direcção Provincial da Cultura no sentido de criar políticas de incentivo e apoio aos fazedores de artes.

Já o músico e compositor João Gunza Kipaka disse ser notório o cresciment­o das artes face ao trabalho dos seus fazedores.

Para o artista, o maior problema recai, sobretudo, na divulgação das músicas dos artistas locais , devido a dificuldad­es de gravação de obras discográfi­cas.

“A falta de incentivos, sobretudo da parte dos empresário­s locais, faz com que muitos músicos não tenham possibilid­ade de massificar o seu trabalho”, disse.

 ??  ?? EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo de teatro “Kifikissa” da província do Cuanza-Norte
EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo de teatro “Kifikissa” da província do Cuanza-Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola