Jornal de Angola

“Laços de Sangue” no Mindelact 2017

-

A peça

“Laços de Sangue” do sul-africano Athol Fugard, representa­da pelos actores Meirinho Mendes e Raul do Rosário, dirigida pelo dramaturgo José Mena Abrantes, estreia hoje, às 21h30, no Centro Cultural do Mindelo, inserido no programa do Festival Internacio­nal de Teatro do Mindelo (Mindelact 2017), que decorre até sábado.

Levada à cena pelo Núcleo Experiment­al de Teatro (NET), a peça “Laços de Sangue”, “Blood knot”, na sua versão inglesa é baseada num texto de 1961. A narração baseia-se num conflito entre dois irmãos, Morris e Zacarias, filhos da mesma mãe e pais diferentes, que, por circunstân­cias naturais, um nasceu negro e outro mestiço. Esta diferença determinou percursos e oportunida­des desiguais nas suas vidas, que o escritor Athol Fugard explorou dramaturgi­camente. A peça foi escrita no contexto sócio-político sul-africano do apartheid, contudo aborda um tema transversa­l a todas as épocas e sociedades. Na triangulaç­ão atlântica Angola, Brasil e Portugal, onde os discursos luso-tropicalis­tas e os mitos da democracia racial remetem a questão racial para uma aparente invisibili­dade, é urgente reflectir e debater frontalmen­te o tema do racismo que perdura nas nossas sociedades actuais.

A peça tem no seu elenco os actores Raúl do Rosário e Meirinho Mendes e foi adaptada e dirigida pelo director do Elinga, José Mena Abrantes, e encenada por Rogério de Carvalho.

 ??  ?? DR Actores do Núcleo Experiment­al representa­m o país
DR Actores do Núcleo Experiment­al representa­m o país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola