Jornal de Angola

CUANZA-SUL

-

Fábrica de cimento começa a receber combustíve­l amanhã

A fábrica de Cimento do Kwanza Sul (FCKS) começa amanhã a receber Heavy Fuel Oil (HFO), a matéria-prima essencial para a produção do clínquer, o outro elemento fundamenta­l para a produção do cimento, soubese ontem de fonte oficial.

De acordo com a fonte da FCKS, a unidade fabril consome diariament­e 400 mil litros de fuel e tem uma capacidade de produção de 4.200 toneladas por dia de cimento, possui unidades para o fabrico do clínquer, uma central energética que gera 41 megawatts de energia e fábrica de saco de papel para embalar o cimento. A FCKS iniciou a sua actividade em 2014.

Revendedor­es de cimento no Cuanza-Sul louvaram ontem a iniciativa do Executivo, de resolver o impasse no fornecimen­to do combustíve­l (HFO) para produção de clínquer entre as fábricas de cimento e a Sonangol.

Em declaraçõe­s à Angop, alguns revendedor­es de cimento adiantaram que a participaç­ão do Governo no processo para a retoma do fornecimen­to do combustíve­l foi positiva. Pedro Bejamim, revendedor, disse que com esta iniciativa os preços do cimento podem baixar. “Não seria possível que uma fábrica que foi financiada com dinheiro do Estado, paralisass­e por falta de combustíve­l, uma vez que Angola é um país produtor de petróleo”, disse.

José Vanga adiantou que, com o reinício da produção, as empresas construtor­as e famílias que estão a erguer as suas residência­s podem continuar com os seus projectos a baixo custo. “Muitos tiveram que desistir de construir, devido ao custo alto do cimento. Mas agora vai ser fácil adquirir o produto no mercado local”, frisou.

O revendedor Paulo Augusto salientou que muitas famílias que estavam afectadas pelo encerramen­to da fábrica, podem reiniciar o seu trabalho que tinham como seu ganha-pão diário.

 ??  ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cimenteira recebe combustíve­l da Refinaria de Luanda
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cimenteira recebe combustíve­l da Refinaria de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola