Jornal de Angola

“General João de Matos era muito competente”

-

Abílio Kamalata Numa, um dos fundadores das Forças Armadas Angolanas juntamente com o general João Baptista de Matos, considerou este “um homem bem formado profission­almente, competente e disciplina­do que contribuiu na constituiç­ão das FAA”.

Kamalata Numa, que na altura da constituiç­ão das FAA era o chefe do Estado-Maior das extintas forças militares da UNITA, lembrou que em 1991 e 1992 palmilhou o país com João de Matos, numa altura em que estava em vigor o Acordo de Bicesse.

“Refizemos os quartéis. Inicialmen­te nomearam-se os primeiros quadros para as regiões militares, formaram-se as primeiras unidades para Benguela, Soyo e Uíge para a formação dos primeiros efectivos (das FAA) que viriam ou que iriam das FAPLA e das FALA. Portanto, foi uma pessoa com quem convivi muito. E também foi através dele que eu conheci o general Faceira, de quem, também, me tornei muito amigo”, lembra o general na reserva, em declaraçõe­s publicadas no sítio da UNITA na Internet.

Antigo deputado e actualment­e membro do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, Abílio Kamalata Numa considera João Baptista de Matos um homem bem formado profission­almente, lembrando que o mesmo fez a sua formação na antiga União Soviética. “É um general que conheci nas lides do campo de batalha, porque cruzamonos várias vezes, como comandante­s, um do outro lado”, acrescenta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola